A nova ponte que vai ligar o Porto a Vila Nova de Gaia a partir de 2025 vai chamar-se Ponte Dona Antónia Ferreiraou “Ponte da Ferreirinha” –  em homenagem a Antónia Adelaide Ferreira, (1811-1896), empresária e pioneira no cultivo e comercialização do Vinho do Porto durante o século XIX.O anúncio foi feito no passado dia 3 de junho, durante a “Conferência 135 anos a criar pontes”, que trouxe as comemorações dos 135 anos do Jornal de Notícias à Reitoria da Universidade do Porto.

A escolha do nome da ponte onde vai passar a futura linha rubi do Metro do Porto resultou de uma votação popular, promovida pelas autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Ponte da Ferreirinha foi o nome que recolheu mais votos (45%) entre os seis colocados a votação. Seguiram-se Ponte Douro, com 29% das preferências, Ponte da Boa Viagem (9%), Ponte Eng. Joaquim Sarmento (7%), Ponte da União (7%) e Ponte da Boa Passagem (3%).

Os nomes a concurso foram escolhidos por uma equipa composta pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e Doutor Honoris Causa da U.Porto, Germano Silva, o engenheiro civil Humberto Varum e o cantor Rui Veloso.

Nova linha vai servir a U.Porto

A construir até final de 2025, a nova ponte vai servir a nova Linha Rubi (H) do Metro do Porto, que vai ligar a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, com passagens pelo Campo Alegre, a Arrábida e as Devesas.

Com um custo total previsto de 435 milhões de euros, dos quais 299 milhões serão assegurados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a construção da futura linha Rubi contempla a instalação de um espaço especialmente pensado para o estudo e trabalho dos estudantes da U.Porto sobre a futura estação do Campo Alegre da Linha Rubi do Metro do Porto,

Com uma área de 800 m2 e capacidade para uma centena de utilizadores em simultâneo, aquele que será o terceiro e-learning café da U.Porto foi projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, antigo professor e atual investigador da Faculdade de Arquitetura (FAUP).

Recorde-se que a criação de um “novo espaço de estudo e e-learning sobre a futura estação do Campo Alegre” já tinha sido anunciada pelo Reitor da U.Porto na cerimónia do Dia da Universidade 2023, assinalado no passado dia 22 de março.

Na ocasião, Antonio de Sousa Pereira destacou o cariz “multifuncional” do espaço, o que “contribuirá decisivamente para enriquecer a vivência académica no campus do Campo Alegre”.