Seminário discute as Políticas Regionais de Inovação

Tem início esta quinta-feira, 11 de outubro, nos edifícios do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Seminário Internacional sobre Políticas Regionais de Inovação – RIP2012. O evento, que se prolonga até sábado, 13, é organizado pelo INESC TEC, Laboratório  Associado coordenado pelo INESC Porto.

Como podem as Regiões europeias responder aos desafios da Agenda Innovation Union em matéria de inovação? É a esta questão que o Seminário Internacional RIP 2012 procurará dar resposta, colocando a ênfase nas regiões e reconhecendo o seu papel relevante na construção de vantagens competitivas e sustentáveis para uma Europa alargada.

O evento é dirigido a investigadores, profissionais dos setores do Estado e privado com responsabilidades na definição e execução de políticas regionais de inovação e estudantes, bem como outros segmentos interessados em questões de políticas regionais de inovação, competitividade e desenvolvimento regional.

David Wolfe, docente na Universidade de Toronto Mississauga (Canadá); Augusto Mateus (Portugal), Professor Catedrático convidado Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa; ou Marko Torkkeli, docente na Universidade de Tecnologia de Lappeenranta (Finlândia) e investigador convidado no INESC TEC, serão alguns dos keynote speakers no evento.

O RIP 2012 conta com financiamento do programa ON.2 – O Novo Norte, do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O programa do evento pode ser consultado aqui.