(foto: Pixabay / Creative Commons)

Os prémios REN distinguem as melhores teses de mestrado no âmbito da energia (Foto: Pixabay / Creative Commons)

Foi o verdadeiro “hat trick”. A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) conquistou o primeiro, segundo e terceiro lugares na 21.ª Edição dos prémios REN, galardão que distingue anualmente as melhores teses de mestrado no âmbito da energia.

O “ouro” foi conquistado por Pedro Castro, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MIEEC), Área de Especialização de Energia. Intitulado “Participação da Produção Eólica no Mercado de reserva de balanço”, o projeto premiado apresenta um estudo e análise da viabilidade de participação dos produtores eólicos em mercados de energia.

Prémio REN 2016

O primeiro lugar foi para Pedro Castro, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. (Foto: REN)

Em segundo lugar ficou Jorge Filipe, também estudante do MIEEC, graças ao desenvolvimento de um novo algoritmo que permite utilizar uma central hidroelétrica com bombagem e armazenamento.

Finalmente, o terceiro lugar do pódio foi ocupado por André Silva, do mesmo Mestrado, fruto do projeto desenvolvido sobre a utilizacão de sistemas de armazenamento de energia para aumentar a integração da produção de origem renovável em redes elétricas isoladas.

Os prémios arrecadados foram de 12.500 euros para o primeiro classificado, de 6.500 euros para o segundo e de 3.500 euros para o terceiro lugar.

Além dos três primeiros prémios, o júri, liderado por João Peças Lopes, professor catedrático da FEUP, atribuiu ainda três menções honrosas, uma das quais foi conquistada por outro estudante da FEUP. José Gouveia frequenta o Mestrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e desenvolveu um trabalho sobre o fornecimento de serviços de regulação de frequência às redes continentais por parte dos parques eólicos offshore. As restantes menções honrosas foram atribuídas a dois estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI).

A cerimónia de entrega do Prémio REN decorreu no passado dia 10 de novembro, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches e Dominique Ristori, Diretor-geral da Energia da Comissão Europeia.