Em formato de “short conversation”, é na Engenharia Rádio, parceira da iniciativa que junta a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto, que o “Career Sharing Podcast” acontece.

Quinzenalmente, às quintas-feiras, pelas 11h00 da manhã, esta troca de ideias dá a conhecer a diversidade de percursos e experiências dos alumni da FEUP. Os convidados do programa são habitualmente sugeridos pelo participante anterior, gerando-se uma rede de contactos que se autoalimenta e que revela uma multiplicidade de histórias por contar e ouvir.

O podcast, que conta atualmente com apenas quatro edições, já ecoa nos ouvidos de estudantes e interessados em Engenharia desde maio de 2021, apresentando-se com um crescimento significativo nas audiências.

Formar estudantes para o futuro

A iniciativa insere-se no programa da Unidade de Competências Transversais “Lifelong Employability” (Empregabilidade ao Longo da Vida), que tem por objetivo apoiar os atuais estudantes de Engenharia no desenvolvimento das suas competências de empregabilidade e na construção de futuros percursos profissionais.

Com o intuito de aproximar os estudantes ao tecido empresarial, esta unidade de formação contínua, lançada pela FPCEUP em parceria com a FEUP, visa juntar as necessidades das empresas e a opinião de centenas de estudantes através de uma formação b-learning criada de raiz para a comunidade estudantil.

Outra das ações do programa foca-se na aproximação a contextos reais de trabalho, contando com visitas organizadas (virtuais e presenciais) dos estudantes a empresas Prime Partner integradas no programa FEUP PRIME. O “Company’s Day”, organizado pela Talent Unit da FEUP, promove um contacto direto com diferentes atividades e percursos de profissionais da área da Engenharia num ambiente descontraído e informal, tendo as empresas Vodafone, Kaizen Institute, Natixis e Efacec já participado na iniciativa.

A unidade curricular de caráter opcional, destinada a estudantes do 2.º e 3.º ano da Licenciatura e 1.º e 2.º anos de Mestrado, entrará já em vigor em 2021/2022, após uma edição protótipo ter sido levada a cabo no início deste ano letivo. Foram testados processos e aplicadas ferramentas de trabalho e de formação com um grupo reduzido de estudantes, estando o sucesso desta experiência à vista.

“Docentes com vasta experiência na área forneceram-me ferramentas e documentação muito adequadas e abordaram temas de extrema importância para encararmos os mecanismos de candidatura e de apresentação às empresas”, avança um dos estudantes que participou na edição piloto da “Lifelong Employability”, considerando-a uma “grande mais-valia para o futuro profissional”.

As informações relativas às inscrições e condições de acesso estão disponíveis na ficha da unidade curricular, estando aberta apenas para estudantes da FEUP durante este ano letivo e com previsão de alargamento para as restantes unidades orgânicas da Universidade do Porto.