A airport.ai, uma startup incubada na UPTECParque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de desenvolver uma plataforma que tem como objetivo responder a questões de viajantes nos aeroportos, sendo já utilizada em 40 por todo o mundo.

Criada em 2016, a Airbot Technology Limited (airport.ai) é uma empresa especializada na utilização da inteligência artificial aplicada à indústria de turismo aéreo. Esta startup tem vindo a crescer de forma contínua, estando já disponível em 11 idiomas e variados países, como a Alemanha (o seu primeiro cliente), a Austrália, Espanha, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Os aeroportos são naturalmente espaços com uma grande circulação de pessoas, de todos as partes do mundo, o que dificulta o atendimento personalizado a cada cliente. A solução foi criada para responder às principais dúvidas dos viajantes, utilizando uma variedade de redes sociais e social media, como o Messenger do Facebook, o Twitter e o WhatsApp, e também os assistentes de voz da Google e da Amazon, contando também com o apoio das aplicações dos próprios aeroportos.

Instalada na UPTEC, a Airport.Ai é uma empresa de customer service automation para a indústria de viagens aéreas. (Foto: DR)

A plataforma desenvolvida pela airport.ai é gratuita, personalizável e focada nas informações sobre os voos, nas lojas e restaurantes de cada aeroporto e nas perguntas mais frequentes feitas pelos viajantes. Para desenvolver esta solução, a startup incubada na UPTEC utiliza inteligência artificial e a Natural Language Processing (NLP).

Futuramente, a airport.ai poderá ser uma fonte imprescindível para as transações feitas em aeroportos, devido ao seu relacionamento próximo com o cliente, a adaptabilidade à mudança e a perseverança da sua equipa.

Para já, a empresa pretende aumentar a equipa. Atualmente, está a contratar perfis nas áreas de IT (programadores) e de suporte a clientes (account managers).