O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva vai estar de portas abertas no próximo dia 5 de outubro, sábado, com um conjunto de atividades abertas à comunidade, integradas nas comemorações da Semana Mundial do Espaço 2019 (4 a 10 de outubro).

Pensado para toda a família, o programa arranca às 15h00 com um debate sobre o Espaço, que terá como protagonista Ana Pires, investigadora do INESC TEC e a a primeira mulher portuguesa a receber, em 2018, o diploma de cientista-astronauta da NASA.

Ao longo da tarde, haverá ainda espaço – e Espaço… – para duas oficinas de construção de foguetões, e para a estreia – e logo em dose dupla (às 16h00 e às 17h00) – de “O Despertar da Era Espacial”, título do mais recente filme imersivo do Planetário do Porto.

Partindo do lançamento do Sputnik 1 (a 4 de outubro de 1957), o primeiro satélite artificial, passando pelas históricas alunagens, até aos voos espaciais de companhias privadas, “O Despertar da Era Espacial” apresenta-se como uma “impressionante e rigorosa reconstituição histórica dos primeiros passos da humanidade no Espaço. Tudo isto na companhia de” homens e mulheres que desafiaram a morte nestas perigosas aventuras”.

A entrada no evento é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis. No caso da conferência de Ana Pires e das duas sessões de exibição de “O Despertar da Era Espacial”, solicita-se uma inscrição prévia na página do evento.

A Semana Mundial do Espaço foi oficialmente instituída pela Organização das Nações Unidas em 1999, com o objetivo de celebrar as contribuições da ciência e tecnologia espacial para a melhoria da condição humana. A edição deste ano tem como tema “A Lua:  Porta de entrada para as Estrelas” e será comemorada em mais de 80 países, através de mais de 5 mil eventos abertos às populações.