O Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva vai juntar-se às celebrações da Semana Mundial do Espaço, tendo para isso preparado uma programação especial, a decorrer na tarde do dia 5 de outubro, nas suas instalações.

O programa arranca às 15h00 com uma dupla sessão imersiva «CHEOPS: Olá Universo!» e «O Sol, a nossa estrela» – na cúpula do Planetário.

Às 16h00, a investigadora Ana Rita Silva, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) vai protagonizar uma palestra intitulada «Uma aventura no Atacama».

A sessão vai ter lugar no auditório do Planetário e terá como base a experiência vivida pela também estudante de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) no Observatório ESO em La Silla (Chile).

Ana Rita Silva no Observatório ESO em La Silla (Chile). (Foto: DR)

As atividades são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis.

Sobre a Semana Mundial do Espaço

Considerado o maior evento à face da Terra dedicado ao Espaço, a Semana Mundial do Espaço – World Space Week  – foi instituída pelas Nações Unidas com o propósito de assinalar “as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana”. Celebra-se, anualmente, na semana de 4 a 10 de outubro.

A edição deste ano tem como tema o “Espaço e Sustentabilidade” e vai ser comemorada em mais de 90 países. O programa contempla milhares de eventos organizados por agências espaciais, empresas aeroespaciais, instituições de Astronomia, museus de ciência e tecnologia.