O repto partiu do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e passou por desafiar 13 ilustradores portugueses a criarem uma narrativa gráfica inspirada nos 13 episódios da nova temporada de Cosmos, a mítica série televisiva iniciada por Carl Sagan há mais de 30 anos. O resultado é COSMOS: Uma Nova Odisseia Ilustrada , título da exposição patente a partir desta sexta-feira, 27 de novembro, na Ó! Galeria (Rua Miguel Bombarda), e na “sala de exposições” virtual do Planetário do Porto.

Entre os trabalhos que povoam COSMOS: Uma Nova Odisseia Ilustrada, incluem-se três ilustrações assinadas por antigas estudantes da Universidade do Porto. São elas Tânia Cunha (Miss Lazy Fat Cat), Mariana Malhão e Beatriz Costa (biakosta)

Além das três alumnae da U.Porto, a exposição conta ainda com ilustrações de Joana Estrela, André Caetano, Paulo Patrício, Fátima Bravo, Alexandre Fuentefria, Sérgio Marques, Kev Odyssey, Mantraste, Bárbara R. e Ivo Hoogveld.

Da esquerda para a direita, as ilustrações de Tânia Cunha (Miss Lazy Fat Cat), Mariana Malhão e Beatriz Costa (biakosta)

Mais de 40 anos de Cosmos

Cosmos: uma viagem pessoal, de Carl Sagan, foi uma série que passou na RTP no início da década de 80 e que marcou durante muitos anos a comunicação de ciência, em particular na área da astrofísica.

Em 2014, a Fox e a National Geographic TV juntaram-se para produzir um remake da série, intitulado Cosmos: uma Odisseia no Espaço, e com apresentação de Neil deGrasse Tyson. Desta resultou uma experiência semelhante à que é agora lançada pelo Planetário do Porto.

Em março deste ano, estreou a terceira temporada, intitulada Cosmos: Mundos Possíveis, a mesma que serviu de inspiração ao novo mote lançado pelo Planetário do Porto.

A exposição ao vivo pode ser visitada na Ó! Galeria, na rua Miguel Bombarda a partir de 27 de novembro. Devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, os trabalhos também podem ser apreciados numa exposição virtual, “patente” na página do Planetário do Porto.

Exposição virtual “Cosmos: Uma Nova Odisseia Ilustrada”