Espetáculo conta com as atuações de Vanessa Cunha, Aleyson Scopel e da Orquestra do Norte, dirigida por José Ferreira Lobo.

Esta quinta-feira, dia 21 de março, às 21h30, o auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai ser palco do concerto da Orquestra do Norte, integrado na mostra “Panorama do Piano Jovem do Brasil”. A iniciativa acontece no âmbito do Ano do Brasil em Portugal e visa dar a conhecer jovens pianistas brasileiros premiados em concursos nacionais e internacionais.

Neste espetáculo com entrada livre, os pianistas Vanessa Cunha e Aleyson Scopel  vão interpretar, respetivamente, o concerto para piano e orquestra Nº 1 em Fá sustenido menor, Op. 1, e o concerto para piano nº 2 em Dó menor, Op. 18, de Sergei Rachmaninoff. O programa inclui ainda “Mourão”, de César Guerra-Peixe. A direção da orquestra estará a cargo do seu maestro titular, José Ferreira Lobo.

Vanessa Cunha é natural de Brasília, graduada pela Universidade Federal de Goiás e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem-se destacado como um dos talentos mais promissores da nova geração de pianistas brasileiros. Como solista e recitalista, tem atuado com frequência no Brasil, Finlândia, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra. Em 1997 foi nomeada membro da Academia Brasileira de Letras e Música do Brasil. Posteriormente, após vencer o concurso “Artists International”, em Nova Iorque, Vanessa apresentou-se no Weill Recital Hall, realizado no Carnegie Hall, num “Debut Recital” patrocinado pela “Young Artists Foundation”. Em 1999 foi contemplada com uma bolsa do Ministério da Educação para estudar na Manhattan School of Music, onde concluiu o Professional Studies, sob a orientação de Nina Svetlanova. Vanessa Cunha vive há dez anos em Nova Iorque, onde está a concluir o Doutoramento na City University of New York.

Com um currículo que inclui apresentações como solista e recitalista em países das Américas, Ásia e Europa, Aleyson Scopel consolida-se como uma revelação da nova geração da música erudita brasileira. Formado com distinção pelo New England Conservatory of Music de Boston, já se apresentou como solista de importantes orquestras no Brasil e no exterior. Recebeu numerosos prémios nacionais e internacionais com destaque para o Concurso OSB Nelson Freire – Novos Talentos Brasileiros (2003), o Concurso Internacional Corpus Christi (2003) e o prémio de melhor intérprete de Música de Câmara no Concurso Internacional William Kapell. Em 2010 lançou o seu primeiro álbum, gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles.

O acesso ao concerto é gratuito (sujeito à lotação da sala) mediante levantamento antecipado de bilhete. Estes estão disponíveis na Loja FEUP/bilheteira de segunda a sexta-feira (9h30 – 13h00 / 14h00 – 17h00); e no dia do espetáculo (abertura uma hora antes do início do espetáculo).

Mais informações através do e-mail [email protected].