Paulo Oliveira é um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração

No próximo dia 18 de outubro, às 21h30, o auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) recebe a Orquestra do Norte, num concerto que assinala o 10º aniversário do Comissariado Cultural da FEUP.

Conduzida por José Ferreira Lobo, o seu maestro titular, e com o pianista Paulo Oliveira como solista, a orquestra interpreta o concerto para piano e orquestra Nº 1 em Si bemol menor, Op. 23, de Tchaikovsky e a Sinfonia nº 2 em Si menor, de Alexander Borodin.

A entrada é livre (mediante levantamento antecipado de bilhete), estando o acesso limitado à lotação do auditório. Os bilhetes podem ser levantados, a partir de dia 15 de outubro, na Loja FEUP, na receção da FEUP e também à entrada do Auditório.

Sobre Paulo Oliveira

Paulo Oliveira é um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração. Estudou com Tania Achot, na Escola Superior de Música de Lisboa e com Sequeira Costa, na Universidade do Kansas, concluindo com distinção, em 2009, o seu doutoramento. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e, ao longo da sua formação, teve professores como Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov.

Recebeu diversos prémios, destacando-se o obtido no ”Concurso Internacional Vianna da Motta”, o 1º prémio no ”Concurso Internacional Bartok-Kabalevsky-Prokofiev”, o 2º prémio no ”Concurso de Interpretação do Estoril” e o 1º prémio no ”Festival Jovens Pianistas 2010 – Prémio Chopin”, em Lisboa. Foi ainda vencedor da ”Kansas University Symphony Orchestra Concerto Competition.