O átrio da Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai acolher, no próximo dia 12 de outubro, quarta-feira, pelas 17h00, um concerto de música de câmara a cargo do conceituado pianista Adriano Jordão, da Ópera na Academia e na Cidade (OAC).

Intitulado “A Música Vista Pelos Seus Contextos”, o espetáculo contempla a apresentação de seis obras de Carlos Seixas, Claude Debussy e Ludwig van Beethoven.

A cada interpretação, o músico angolano dará uma breve explicação dos contextos associados a cada uma das obras, nomeadamente, as cortes de D. João V e D. José, o romantismo pelo impressionismo e duas visões sobre o hino britânico.

Aproximar Medicina e Arte

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição online e sujeita à lotação do espaço. As confirmações das inscrições serão feitas atempadamente, por e-mail.

Este será o terceiro espetáculo do género a ser realizado na Faculdade de Medicina, após a iniciativa inaugural que decorreu durante a Semana da FMUP, a propósito da celebração do 197.º aniversário, e do concerto “As Canções nos Salões da Corte Portuguesa”, em que se escutou “um reportório praticamente desconhecido do público” a partir de obras de autores portugueses desde o século XVIII.

Com o intuito de aproximar os campos da medicina e da arte, esta parceria entre a FMUP e a OAC tem um quarto espetáculo programado para o dia 16 de novembro.

Sobre Adriano Jordão

Natural de Angola, Adriano Jordão contabiliza mais de 50 anos de uma vasta carreira artística, tendo já conquistado múltiplos prémios em competições nacionais e no estrangeiro, com destaque para o primeiro lugar alcançado no Concurso Internacional de Debussy, em França.

Ao longo da carreira, já apresentou por toda a Europa, América do Norte e do Sul, bem como em África e na Ásia, destacando-se as colaborações com os mais importantes e renomeados maestros, como José Ferreira Lobo, Alain Lombard, Sandor Végh, Claudio Scimone, Van Remoortel, Richard Treiber, Christian Mandeal, Horia Andreescu, entre outros.

Agraciado com o título de Oficial da Ordem das Artes e das Letras pelo Governo francês e com a Medalha de Mérito da Ordem Soberana de Malta, Adriano Jordão foi igualmente distinguido, no passado mês de setembro, com o grau de Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.