São quase 30 anos de ligação à Universidade do Porto, divididos entre as faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP). Manuel Joaquim Oliveira é docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP e autor do projeto vencedor da edição 2018 do Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto.

Intitulado  Consultório Digital de Matemática: sistema de suporte para a promoção da Aprendizagem em Engenharia”, o programa agora premiado pretende oferecer aos estudantes de UC’s da área de matemática mais oportunidades de treino, esclarecimento de dúvidas e teste de conhecimentos, tendo como finalidade a melhoria da aprendizagem. Trata-se assim de uma iniciativa que, num contexto do significativo e continuado insucesso académico, congregou aspetos de inovação pedagógica – que poderão ser replicados em diversas outras Unidades Curriculares – num sistema de apoio suplementar e contínuo ao estudante.

Formado em Matemáticas Aplicadas pela Faculdade de Ciências da U.Porto, Manuel Joaquim Oliveira iniciou a sua atividade docente como Monitor na FCUP. Transitou para a FEUP em 1993, já como Assistente, e aí realizou o doutoramento em Ciências da Engenharia: ramo matemática, tornando-se Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais onde, atualmente, leciona unidades curriculares da área de matemática (como Álgebra, Análise Numérica, Análise Matemática e Estatística) nos primeiros anos de diversos mestrados.

Foi distinguido cinco vezes consecutivas com o Diploma de Reconhecimento Pedagógico da FEUP, e em 2015, com o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP (ver entrevista ao Professor no âmbito do Projeto LEA).

Natural do Porto, mas criado na Foz do Sousa, é apaixonado pelos seus alunos, não resiste a um bom Cozido à Portuguesa e tem como grande inspiração Ramanujan, um matemático indiano que, sem qualquer formação académica, fez importantíssimas contribuições nas áreas da análise matemática, teoria dos números, séries infinitas e frações continuadas.

Naturalidade? Massarelos Porto (nascimento) e Foz do Sousa – Gondomar (infância).

Idade? 49 anos

-De que mais gosta na Universidade do Porto?

Dos alunos.

-De que menos gosta na Universidade do Porto?

Da descentralização.

-Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Valorizar mais pedagogia e os métodos pedagógicos.

-Como prefere passar os tempos livres?

Desporto.

-Um livro preferido?

O senhor dos anéis.

-Um disco/músico preferido?

Rita Guerra e Paulo Gonzo

-Um prato preferido?

Cozido à Portuguesa.

-Um filme preferido?

Titanic.

-Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

Cruzeiro pela Europa (a realizar).

-Um objetivo de vida?

Realização pessoal e profissional.

-Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)

Ramanujan, o indiano que fazia matemática sem nunca a ter aprendido!

-O projeto da sua vida…

Empreendedor numa carreira académica e profissional.

-Qual o seu grande objetivo com a criação do projeto ‘Consultório de Matemática da FEUP’?

Promover o ensino, a aprendizagem e o sucesso da matemática.