Simone Pinto pode ser menor de idade, mas o feito que alcançou aos 17 anos é já digno de registo e não está ao alcance de todos: é a estudante com a melhor média de acesso em Engenharia Aeroespacial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o curso com a nota de ingresso mais alta de sempre., em toda a história do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Proveniente de uma família com fortes ligações à Universidade – a mãe, o pai e o irmão são alumni da FEUP – Simone tem vindo a trilhar um percurso repleto de conquistas na área académica e também desportiva.

Em 2018, sagrou-se campeã da terceira edição do concurso Literacia 3Di| Montepio, promovido pela Porto Editora, na vertente Ciência, e conquistou medalhas de bronze nas 55.ª e 56.ª edições das Olimpíadas Internacionais de Química [IChO], a maior competição internacional de Química.

Mas nem tudo é estudo. Simone equilibra a vida estudantil com rotinas bem estabelecidas e hobbies diversificados, que lhe permitem estar preparada para todos os desafios que enfrenta.

Praticante de equitação desde os sete anos, com aulas duas vezes por semana, Simone Pinto espera evoluir ao ponto de poder participar em provas nacionais e internacionais com maior regularidade, e conciliar esta paixão com o percurso académico e profissional.

Em casa, gosta de ler, pintar, desenhar, e a tranquilidade que estes passatempos lhe transmitem dão-lhe ferramentas que aplica nos momentos de tensão dos exames, para os quais estudou oito horas por dia. E ainda tinha tempo para aprender alemão.

E embora possa parecer o milagre da multiplicação do tempo, o futuro de Simone Pinto promete ser radioso, e o salto para a FEUP será apenas o primeiro passo.

Simone Pinto Equitação

– Naturalidade? Vila Nova de Gaia

– Idade? 17 anos

– O que é que é te fez escolher um curso da Universidade do Porto?

Sabendo já que pretendia Engenharia Aeroespacial, este curso pareceu-me mais completo e adaptado aos meus gostos na U.Porto, quando comparado com os já existentes noutras universidades. No caso concreto da Faculdade de Engenharia, além de ser mais perto de onde vivo, gostei mais dos seus cursos.

– O que esperas aprender nestes próximos anos?
Espero construir boas bases, e aprender os fundamentos que mais tarde me permitirão escolher a minha área de especialização favorita.

– Como preferes passar os tempos livres?

Praticar equitação, ler, aprender línguas, pintar e desenhar.

– Um livro preferido?

Gulliver’s Travels, de Jonathan Swift, e Palmeiras Bravas/Rio Velho, de William Faulkner

– Um disco/músico preferido?

Não tenho, mas gosto de rock.

– Um prato preferido?

Carne assada com batata e abacaxi.

– Um filme preferido?

Não tenho, mas gosto de documentários e de filmes de ação.

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

Gostava de ir a Toulouse, França, visitar o museu da Airbus.

– Um objetivo de vida?

Conjugar o trabalho na ciência com desporto competitivo na equitação.

– Uma inspiração?

Marie Skłodowska-Curie.

– O projeto da tua vida…

Trabalhar em investigação numa área interdisciplinar e pioneira.

– De que forma gostarias de impactar o mundo?

Gostaria de ajudar a tornar a sociedade mais sustentável, bem como de lutar tanto pela igualdade de direitos como de oportunidades.