Enquanto atleta, a curiosidade em descobrir como funcionava o organismo nas suas várias vertentes fez com que Rita Figueiredo se interessasse, aos poucos, pela área da saúde. A par dos bons resultados conseguidos na escola e nas pistas de atletismo, a vontade de ajudar as pessoas e de querer conhecer as suas histórias culminaram com o ingresso, em 2021, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
A dar os primeiros passos na Medicina, a jovem natural de Viseu tem conciliado as aulas e o estudo com o atletismo, a atividade desportiva que está “nos genes” da família, já que os pais de Rita foram ambos praticantes da modalidade. Também por isso, começou desde tenra idade a participar em provas, tendo já conquistado diversos títulos regionais e nacionais, entre os quais o de campeã nacional juvenil nos 800 e nos 1.500 metros.
Mais recentemente, Rita Figueiredo sagrou-se campeã nacional de corta-mato no escalão de juniores feminino, um título que lhe valeu a possibilidade de representar Portugal no Campeonato Europeu da modalidade, que decorreu na Irlanda, em dezembro. Também no último ano, a jovem atleta já havia participado nos Mundiais, no Quénia.
Treinada pela própria mãe, a atleta do Sporting Clube de Portugal pretende manter para já o foco nas duas áreas em paralelo, perseguindo alcançar os sonhos que perspetiva para o futuro. “No desporto, gostava de marcar presença naquele que é o maior palco mundial – os Jogos Olímpicos”. Quanto à medicina, espera tornar-se “numa boa médica e ter a oportunidade de ajudar muitas pessoas que necessitem.”

(Foto: DR)
Naturalidade? Viseu
Idade? 18 anos
– De que mais gosta na Universidade do Porto?
O espírito académico e o relacionamento com os colegas.
– De que menos gosta na Universidade do Porto?
Como ainda estou há pouco tempo na universidade, não tenho um conhecimento muito abrangente dos pontos menos positivos da mesma.
– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Melhorar os apoios para os estudantes-atletas de alto rendimento, proporcionando-lhes assim melhores condições para conciliar o curso e o desporto.
– Como prefere passar os tempos livres?
Pintar, ler, ouvir música e ver documentários de true crime.
– Um livro preferido?
“One of us is lying” de Karen M. McManus.
– Um disco/músico preferido?
J.Cole.
– Um prato preferido?
Massa carbonara.
– Um filme preferido?
“The Notebook”.
– Uma viagem de sonho?
Noruega.
– Um objetivo de vida?
Sentir-me realizada!
– Uma inspiração?
A minha inspiração são os meus pais. É a eles que devo grande parte das minhas conquistas e muito do que sou hoje.
– O projeto da sua vida…
Ser a melhor versão de mim…