Enquanto atleta, a curiosidade em descobrir como funcionava o organismo nas suas várias vertentes fez com que Rita Figueiredo se interessasse, aos poucos, pela área da saúde. A par dos bons resultados conseguidos na escola e nas pistas de atletismo, a vontade de ajudar as pessoas e de querer conhecer as suas histórias culminaram com o ingresso, em 2021, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A dar os primeiros passos na Medicina, a jovem natural de Viseu tem conciliado as aulas e o estudo com o atletismo, a atividade desportiva que está “nos genes” da família, já que os pais de Rita foram ambos praticantes da modalidade. Também por isso, começou desde tenra idade a participar em provas, tendo já conquistado diversos títulos regionais e nacionais, entre os quais o de campeã nacional juvenil nos 800 e nos 1.500 metros.

Mais recentemente, Rita Figueiredo sagrou-se campeã nacional de corta-mato no escalão de juniores feminino, um título que lhe valeu a possibilidade de representar Portugal no Campeonato Europeu da modalidade, que decorreu na Irlanda, em dezembro. Também no último ano, a jovem atleta já havia participado nos Mundiais, no Quénia.

Treinada pela própria mãe, a atleta do Sporting Clube de Portugal pretende manter para já o foco nas duas áreas em paralelo, perseguindo alcançar os sonhos que perspetiva para o futuro. “No desporto, gostava de marcar presença naquele que é o maior palco mundial – os Jogos Olímpicos”. Quanto à medicina, espera tornar-se “numa boa médica e ter a oportunidade de ajudar muitas pessoas que necessitem.”

(Foto: DR)

Naturalidade? Viseu

Idade? 18 anos

De que mais gosta na Universidade do Porto?
O espírito académico e o relacionamento com os colegas.

De que menos gosta na Universidade do Porto?
Como ainda estou há pouco tempo na universidade, não tenho um conhecimento muito abrangente dos pontos menos positivos da mesma.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto? 
Melhorar os apoios para os estudantes-atletas de alto rendimento, proporcionando-lhes assim melhores condições para conciliar o curso e o desporto.

– Como prefere passar os tempos livres?
Pintar, ler, ouvir música e ver documentários de true crime.

– Um livro preferido?
“One of us is lying” de Karen M. McManus.

– Um disco/músico preferido?
J.Cole.

– Um prato preferido?
Massa carbonara.

– Um filme preferido?
“The Notebook”.

– Uma viagem de sonho? 
Noruega.

– Um objetivo de vida?
Sentir-me realizada!

– Uma inspiração?
A minha inspiração são os meus pais. É a eles que devo grande parte das minhas conquistas e muito do que sou hoje.

– O projeto da sua vida…
Ser a melhor versão de mim…