Com saltos bem altos, Maria Leite, de 21 anos, estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), já tem provas dadas na Ciência e no desporto. “Fascinava-me ver atletas nos jogos olímpicos a saltar 1.90 no salto em altura e quis experimentar”. Foi assim que tudo começou.
No ano em que completa uma década no atletismo, Maria Leite soma importantes conquistas: uma medalha de ouro no Salto em Altura no Campeonato Nacional Universitário de Pista Coberta, em representação da U.Porto, e uma bolsa Huawei no valor de 5000 euros.
Para esta jovem desportista, a família é uma inspiração. Dos pais herdou o gosto pelo desporto. Já o tio e padrinho, engenheiro informático, desempatou a indecisão entre a química e a informática. Foram “histórias e situações de trabalho” que motivaram a escolha da licenciatura.
Foi assim que Maria Leite decidiu enveredar pelo curso de Ciência de Computadores da FCUP, que terminou em 2022, e ao qual se seguiu o Mestrado em Ciência de Dados. No seu dia-a-dia, concilia o desporto, com o estudo, o trabalho de investigação e ainda o ensino.
“Estou a trabalhar no INESC TEC num projeto chamado SigiPro em conjunto com a empresa IpBrick”, conta. E acrescenta, com entusiasmo: “Além disso, dou aulas de programação e robótica a crianças como part-time, pois adoro ensinar!” A um dia a dia muito preenchido, Maria Leite ainda consegue somar três horas de treino diário no estádio da Maia. “O meu lema de vida é “Eu posso, eu quero, eu consigo””, diz. E, depois de tantas conquistas, não há dúvidas de que o segue à risca.
– Idade? 21 anos
– Naturalidade? Maia
– De que mais gosta na U.Porto?
Gosto das iniciativas, projetos que têm em diferentes áreas para todos os alunos.
– De que menos gosta na U.Porto?
Do que que menos gosto é de o desporto universitário não dar benefícios aos estudantes que são campeões universitários.
– Como prefere passar os tempos livres?
Passear com a minha família, andar de bicicleta à beira mar
– Um disco / música preferido/a?
“Wings$”, de Macklemore & Ryan Lewis
– Um prato preferido?
Picanha com arroz branco e feijão
– Um filme preferido?
Karate Kid
– Uma viagem de sonho?
Cruzeiro nas ilhas Gregas
– Um objetivo por concretizar?
A nível desportivo, ser convocada para um europeu, a nível académico.
– Uma inspiração?
Os meus pais, para mim são um exemplo em tudo. Tento tirar o melhor deles e fazer de mim uma pessoa melhor, seja a nível académico, pessoal e desportivo.
– Uma mensagem para futuros estudantes atletas?
Os tempos de estudante universitário passam a correr. Parece que ainda há pouco tempo entrei na faculdade e no próximo ano já sou finalista. Por isso, aproveitem tudo o que a faculdade vos dá! Desde os amigos e festas, ao conhecimento que os professores estão disponíveis para vos transmitir. Às vezes parece que são tempos de stress pela quantidade de testes e trabalhos, mas nada que estarem aplicados e uma boa organização no vosso estudo não ajude a reduzir o stress!