No amor à camisola ‘U.Porto’ e ‘FEUP’, poucos ganharão a Luiz Henrique Vasconcelos . É assim desde que, em 2017, este carioca de 22 anos trocou o Rio de Janeiro pelo Porto, para frequentar o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mais recentemente, foi um dos fundadores – e é o presidente – da InterUp, uma associação que tem como missão promover o acolhimento e a integração de todos os estudantes internacionais da U.Porto.

Uma das grandes bandeiras da InterUp é o facto de estimular a partilha de experiências e o networking, não só entre os estudantes de outras nacionalidades, mas também destes últimos com os estudantes nativos. “Não queremos cair no ‘erro’ de criar uma entidade que, ao invés de promover a integração, esteja a criar condições para um grupo fechado entre estudantes internacionais”, explica Luiz.

Oficialmente criada em janeiro de 2019, a associação pretende acompanhar os estudantes internacionais da U.Porto de montante a jusante, considerando quatro grandes etapas no processo de integração do estudante: a pré inscrição (ainda antes de chegarem ao Porto), a adaptação (primeiros dois a três meses), o desenvolvimento (4.º ao 9.º mês) e o desfecho (últimas semanas do ano letivo). Para todas estão elas estão pensadas ações e atividades específicas, adaptadas à fase em que o estudante se encontra.

Estar com a namorada (também estudante da FEUP e membro da InterUp), amigos e família é das coisas que Luiz Henrique mais gosta de fazer nos poucos tempos livres que tem. E mesmo longe do Brasil, o presidente da InterUp confessa que não resiste a um bom passo de samba ou a um jogo de futebol. Tanto que elege como viagem de sonho a final do Campeonato do Mundo…

Naturalidade? Rio de Janeiro, Brasil

Idade? 22 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?
O que eu mais gosto é mesmo de ser estudante da Universidade do Porto. Tenho um sentimento de pertença a esta instituição!

– De que menos gosta na Universidade do Porto?
Das burocracias, que juntamente com o valor das propinas afetam diretamente a rotina de um Estudante Internacional da UPorto.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
A InterUp, para unir e integrar cada vez mais os estudantes de toda a Universidade. Melhorar a comunidade académica gera impactos diretamente em toda a nossa sociedade.
A nível académico, acredito que poderiam melhorar o tempo da maioria dos exames na FEUP, mais especificamente em Engenharia Mecânica, onde estudo.

– Como prefere passar os tempos livres?
Estar com minha namorada, amigos e família. Gosto mesmo de conversar com as pessoas! Seja em estudo/trabalho ou tempo livre, quero estar feliz e também gerar este sentimento nas pessoas.

– Um livro preferido?
Marina, do escritor Carlos Ruiz Zafón. Deixo também uma indicação: o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. É incrível!

– Um disco/músico preferido?
Zeca Pagodinho. O samba é minha paixão!

– Um prato preferido?
Bobó de camarão. Vale a pena experimentar!

– Um filme preferido?
A Bela e a Fera (Bela e o Monstro).

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?
Viajar para uma Copa do Mundo e assistir à final.

– Um objetivo de vida?
Fazer quem está à minha volta e quem eu amo feliz. Ser feliz assim desta maneira!

– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)
A minha família! Com toda a certeza, meus familiares são minha inspiração e minha base.

– O projeto da sua vida…
Atualmente é a InterUp e o impacto social que ela pode causar para melhorar a vida de todos os estudantes. Viver o momento é essencial. Penso também em criar projetos futuros, pois acredito no poder da transformação! Pequenas atitudes já geram grandes mudanças.

– O grande objetivo a cumprir na enquanto Presidente da InterUp?
Acredito que seja consolidar a Associação e a sua cultura interna. Tenho muito orgulho da equipa que trabalha pela InterUp em prol de uma comunidade académica mais multicultural e multidisciplinar. Construir um legado que faça a InterUp ser reconhecida pelo bom trabalho e que cresça cada vez mais ao longo dos anos que virão. O sonho é ver a associação a caminhar com os valores que desenhamos, sempre em busca do impacto social na vida de todo e qualquer estudante!