Quando, no passado mês de fevereiro, se despediu do seu gabinete na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Luísa Santos contava com 44 anos de dedicação à FPCEUP, num percurso que se confunde com a história da própria faculdade.

Na verdade, Luísa Santos iniciou funções em agosto de 1977, quando a faculdade era ainda “simplesmente” o Curso Superior de Psicologia, dirigido pelo Prof. João Maria Machado Cruz, instalado num edifício histórico da Rua das Taipas, junto aos Clérigos.

A fundação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação só viria a concretizar-se em 1980, altura em que Luísa Santos iniciou as suas funções no Serviço de Consulta Psicológica, sob a direção do Prof. Bártolo Paiva Campos, em ligação estreita com a comunidade onde a Faculdade estava inserida (Rua das Taipas), assim como o apoio ao ensino, formação dos estudantes e docentes que, mais tarde, passou a designar-se por Serviço de Consulta Psicológica, Formação e Desenvolvimento.

Simultaneamente, desempenhou as funções de secretária da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, tendo sido designada para o efeito pela FPCEUP, que acolheu a referida Sociedade no momento da sua fundação.

Desempenhou ainda funções técnicas no Centro de Investigação em Psicologia, aquando da sua criação e durante vários anos, mas também no Serviço de Consultas, tendo sido formadora dos novos elementos técnicos que vieram a integrar aquele serviço.

Mais tarde, em 2010, secretariou o Gabinete de Pós-Graduação em Psicologia sob a Direção de Orlanda Cruz. Com a junção dos dois serviços de Pós-Graduação (Psicologia e Ciências da Educação), em fevereiro de 2012, integrou o Serviço de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, sob a direção de Helena Barbieri.

Aí se manteve em funções até 1 de fevereiro de 2022, data da sua aposentação, depois de 44 anos ao serviço da FPCEUP e, em particular, dos seus estudantes. Mais de quatro décadas de memórias da qual destaca os estudantes e os colegas que se tornaram amigos de uma vida.

A equipa do Serviço de Pós-Graduações da FPCEUP.

Naturalidade? Porto

Idade? 65 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Dos estudantes. É para eles e com eles que trabalhamos, sempre

Qualidade do ensino e investigação reconhecidas.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Burocracia a mais, demasiados relatórios.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

No seguimento do que disse acima, menos burocracia.

– Como prefere passar os tempos livres?

Com os netos. Caminhar, ler, jardinar. Viajar.

– Um livro preferido?

Difícil. Mas todos de Eça de Queirós, sempre atuais.

– Um disco/músico preferido?

Os novos fadistas. Ana Moura, Mafalda Arnauth, Camané, Mariza.

– Um prato preferido?

Como tripeira… tripas à moda do Porto. Mas também bacalhau com broa.

– Um filme preferido?

O Carteiro de Pablo Neruda.

– Uma viagem de sonho?

Itália – sempre! – e Rio de Janeiro. A realizar, Chile e Perú.

– Um objetivo de vida?

Ser feliz junto da família e amigos que me inspiram.

– Uma inspiração?

Nelson Mandela, pelo exemplo de saber perdoar.

– O projeto da sua vida?

Ler, viajar,  agora com mais tempo.

Qual a melhor memória da universidade e o que vai deixar mais saudade?

Os estudantes sempre. Os colegas que se transforam em amigos eternos…