Escolheu “naturalmente” o Porto, mas tinha média de entrada em qualquer universidade portuguesa, em qualquer curso. Vantagens de quem acaba de entrar com média de 20 valores no curso de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e assume sem falsas modéstias que “o segredo não está em estudar muito, mas em estudar bem”. Luísa Amélia Leite, 18 anos, mostra-se orgulhosa pelos seus resultados, até porque admite ser “muito empenhada”. Mas não obcecada. Sem abdicar de sair com os amigos ou de fazer os programas normais para a idade, há seis anos que tem na dança “um hobby”.

Natural do Porto, Luísa confessa ficar “facilmente impressionada” e de esse ter sido um dos motivos que a afastou de medicina (mesmo com os pais médicos). Decidiu no 9º ano que o futuro não iria ser na área da saúde e, já no secundário, escolheu geometria descritiva em detrimento de biologia e geologia. Ficava assim aberto o caminho que culmina agora na entrada na FEUP e naquele que foi um dos três cursos com as classificações de entrada mais elevadas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020/2021

Com expetativas elevadas para o ano de estreia na U.Porto, Luísa Leite tem consciência de que o ensino universitário será um desafio maior. E apesar de querer continuar a ter bons resultados, certamente “não serão 20”, embora o foco seja esse. Para isso, promete continuar a gerir bem o seu tempo e a estar atenta nas aulas. Até porque “é crucial se não queremos ter o dobro do trabalho em casa”, esclarece a jovem caloira.

“Espero gostar do curso e conseguir aproveitar ao máximo estes anos e todas as experiências que a faculdade tem para oferecer”, finaliza, deixando transparecer o desejo de que a pandemia não venha estragar os planos.

– Naturalidade? Porto

– Idade? 18

– O que te atraiu na Universidade do Porto?
Como sou do Porto, a primeira vantagem foi a localização.

– Qual a primeira impressão da Universidade?
É enorme…vou-me perder nos corredores da faculdade.

– Quais as expectativas para os anos que aí vêm?
Gostar do curso, alcançar boas notas e divertir-me na faculdade.

– Como prefere passar os tempos livres?
Com amigos, namorado ou família. Gosto de sair, ver séries, dançar…

– Um livro preferido?
“Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago

– Uma música preferida?
“Grace Kelly”, do Mika (não tenho nenhum disco/músico de eleição específico)

– Um prato preferido?
Sushi.

– Um filme preferido?
“A vida é bela”, de Roberto Benigni.

– Uma viagem de sonho?
Maldivas 🙂

– Um objetivo de vida?
Ter sucesso, a nível pessoal e profissional.