Aos 68 anos, Maria de Lourdes Zilhão tem a genica de uma jovem trabalhadora. A trabalhar há várias décadas na Unidade de Tesouraria da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é a funcionária da U.Porto com mais tempo de serviço. E é nessa qualidade que foi escolhida para ser o rosto dos trabalhadores da Universidade nas comemorações dos 111 anos da instituição.

Lourdes Zilhão iniciou funções em 1970 – já lá vão 52 anos – na Procuradoria do Centro Universitário da Universidade do Porto, gerida, à data, pelo Professor Jayme Rios de Sousa, diretor da FCUP. “Para quem não sabe, a Procuradoria tratava das inscrições dos estudantes que eram sócios e não precisavam de aguardar nas filas. É mais ou menos o que os computadores fazem hoje para todos os estudantes”, conta, no seu discurso no Dia da FCUP, em 2015.

O seu primeiro dia ao serviço da Universidade? Impossível de esquecer: “Lembro-me como se fosse ontem. Com apenas 16 anos entrei no Edifício da Praça Gomes Teixeira!”.

Dois anos mais tarde, viria a integrar a Divisão Académica da FCUP, onde trabalhou quase duas décadas. “No início dos anos 80, quando as faculdades passaram a ter autonomia financeira, convidaram-me a abrir a Tesouraria. Comecei sozinha na Tesouraria e agora somos quatro.”

Hoje em dia, Lourdes Zilhão é responsável pela gestão das contas bancárias da FCUP e gosta de trabalhar em equipa com os seus colegas de trabalho, com espírito de bem-estar e união de que muito se orgulha.

– Naturalidade? Porto

– Idade? 68 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Tenho orgulho que a Universidade do Porto seja das melhores escolas de referência quer a nível Nacional quer a nível Internacional.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Ainda existe muita burocracia para a resolução dos problemas e os sistemas de Informação são pouco flexíveis.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Melhorar a comunicação com as Faculdades e haver uma maior participação dos Técnicos nos órgãos de governo na Universidade do Porto

Quem trabalhou na Universidade não deve ser esquecido depois da aposentação.

– Como prefere passar os tempos livres?

A passear, conviver, estar junto da família.

– Um livro preferido?

Uma casa chamada Terra (Mia Couto)

– Um disco/músico preferido?

The Beatles (Hey Jude) / Rui Massena

– Um prato preferido?

Arroz de cabidela.

– Um filme preferido?

Titanic.

– Uma viagem de sonho?

Todas as que já fiz e as que espero vir a fazer. Por exemplo, ir à Holanda.

– Um objetivo de vida?

Ter saúde, ser feliz e continuar a ajudar quem necessita.

– O projeto da sua vida…

Que os meus netos e netas consigam manter os valores de família.

–  Uma mensagem para os funcionários não docentes da Universidade do Porto

Nunca desistam de lutar pelos vossos ideais. Aproveitem a estadia na Universidade do Porto para desenvolver os vossos conhecimentos, quer a nível comportamental, quer a nível profissional. Sejam também proativos, participando em órgãos de governo da Universidade do Porto.