Foi “a vontade de compreender as pessoas e as organizações” que, no virar do milénio, levou João Correia da Silva a trocar uma promissora carreira como engenheiro mecânico pelo mundo da Gestão e da Economia. E é esse mesmo espírito que traz, aos 43 anos, para a Reitoria da Universidade do Porto, na qualidade de Pró-Reitor para as áreas dos Alumni, Empregabilidade, Estudos Institucionais, Financiamento Complementar e Participações Empresariais, cargo para o qual acaba de tomar posse.

“Mas continuo a adorar Matemática e Física”, ressalva o também fã de jogos de tabuleiro e das aventuras de Calvin & Hobbes. Ou não tivesse sido esse o motivo que o levou a ingressar, em 1994, na licenciatura em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Já com o diploma na mão, virou então a agulha. O primeiro “aperitivo” foi o MBA que fez no Instituto Superior de Estudos Empresariais (atual Porto Business School), em 2000. Gostou. Tanto que apostou num doutoramento em Economia, que viria a concluir em 2005, na Faculdade de Economia da U.Porto, onde começou a lecionar um ano depois.

Atual Professor Associado com Agregação na FEP, João Correia da Silva foi também Diretor do Mestrado em Economia e integrou as comissões científicas da Licenciatura em Economia e do Doutoramento em Economia da FEP. Em paralelo, desenhou um trajeto bem-sucedido como investigador – traduzido na publicação de vários artigos e comunicações em conferências internacionais nos domínios da Microeconomia e da a Teoria de Jogos -, premiado, em 2015, com a conquista de uma prestigiada bolsa de investigação Marie Sklodowska-Curie, para realizar investigação na Toulouse School of Economics (França).

Cumpre-se assim parte do trajeto da novo “rosto” da Universidade do Porto para áreas como a empregabilidade e as relações com os antigos estudantes e as empresas. Ainda a sentir o pulso às novas funções, o novo Pró-Reitor elege como prioridade a vontade de “aprofundar o conhecimento que temos da nossa Universidade”, através da” realização de estudos institucionais que terão como objetivo primordial apoiar o planeamento estratégico da U.Porto”. Se for bem sucedido, estará também a contribuir para  aquele que abraça como objetivo de vida: “Tornar o mundo um pouco melhor.”

Licenciado em Engenharia Mecânica e doutorado em Economia pela U.Porto, João Correira da Silva é Professor Associado com Agregação na FEP. (Foto: DR)

Naturalidade? Porto

Idade? 43 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Dos estudantes e do seu entusiasmo, criatividade e curiosidade na busca do saber. Sendo tipicamente a primeira escolha numa área geográfica (norte e centro-norte de Portugal) com mais de 5 milhões de habitantes, a U.Porto atrai estudantes com enorme potencial — dos melhores que há no mundo.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Da burocracia, que absorve energias que idealmente usaríamos para aprender, transmitir conhecimento e gerar novas ideias.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Neste momento estou concentrado, juntamente com colegas, em aprofundar o conhecimento que temos da Universidade do Porto. Em particular: acerca da empregabilidade dos diplomados, acerca da demografia do corpo docente e investigador e acerca da trajetória em termos dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

– Como prefere passar os tempos livres?

A passear num sítio bonito, a ver uma exposição ou a jogar jogos de tabuleiro.

– Um livro preferido?

Calvin & Hobbes.

– Um disco/músico preferido?

“Grace” de Jeff Buckley.

– Um prato preferido?

Todos aqueles que partilho com a família e os meus amigos.

– Um filme preferido?

“Dr. Strangelove” de Stanley Kubrick.

– Uma viagem de sonho?

A aventura inesquecível de descoberta e companheirismo que foi o primeiro Interrail.

– Um objetivo de vida?

Tornar o mundo um pouco melhor.

– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)

Leonardo da Vinci e Nelson Mandela.

– O projeto da sua vida…

A minha família.