Nascida e criada em Los Angeles (EUA), Jessica Phan cresceu rodeada de pessoas de diversas culturas e origens, o que alimentou a vontade de continuar a expandir a sua visão de mundo e conhecer outras comunidades e culturas. E foi com esse mesmo espírito que esta bióloga molecular se candidatou, em 2018, ao Programa da FLAD «Study in Portugal Network», que lhe permitiu realizar um “estágio” de seis semanas no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), mais concretamente no grupo «Structural Biochemistry», liderado por João Morais Cabral.

Encantada com a cidade do Porto e com os portugueses, mas principalmente com o facto de Portugal ter sido o primeiro país do mundo a descriminalizar o consumo de drogas, Jessica decidiu candidatar-se a uma bolsa de investigação Fulbright para adquirir conhecimentos nesta área e, ao mesmo tempo, prolongar a sua estadia em Portugal. Conseguiu e vai ficar no Porto e no i3S até junho, a desenvovler o seu trabalho no laboratório do i3S «Addiction Biology», liderado por Teresa Summavielle.

Enquanto fulbrighter, a jovem investigadora de 22 anos participou recentemente no programa «Our Voices: Navigating Identities in the Fulbright Program», um seminário centrado na promoção da diversidade e inclusão, que se realizou em Amesterdão. Para além disso, foi também selecionada para representar a Fulbright Portugal no 66.º Fulbright Berlin Seminar.

Atualmente, Jessica Phan está a usar a eletrofisiologia e a análise computacional para estudar os efeitos das drogas psicoestimulantes – como a metanfetamina – na atividade de neurónios do hipocampo. Paralelamente ao trabalho laboratorial, a bióloga norte-americana participa com Teresa Summavielle na campanha «Põe-te a Milhas das Pastilhas», que tem como principal objetivo reduzir o uso e o abuso de drogas entre adolescentes em Portugal.

Quando regressar aos Estados Unidos, Jessica Phan pretende fazer o doutoramento em medicina aplicada à investigação. O seu objetivo a longo prazo é “entender melhor os mecanismos que regulam os distúrbios neuropsicológicos para desenvolver modalidades eficazes de tratamento e reduzir as disparidades de saúde entre as populações marginalizadas. A experiência e o trabalho que estou a fazer em Portugal vai certamente ajudar-me”.

Jessica Phan está a estudar os efeitos das drogas psicoestimulantes na atividade de neurónios do hipocampo. (Foto: DR)

Naturalidade? Los Angeles, Califórnia (EUA)

Idade? 22

– Do que mais gosta na Universidade do Porto?

Das pessoas!  Os meus mentores e colegas de laboratório são fantásticos e todos os dias me fazem sentir feliz por estar aqui. Apoiamo-nos mutuamente quer nos sucessos quer nos desafios. Sinto que tenho muita sorte por poder fazer parte de uma comunidade que partilha a minha paixão pela ciência, aprendizagem e descoberta.

– Do que menos gosta na Universidade do Porto?

Gostava que existisse mais colaboração interdisciplinar na comunidade académica. Um factor que definiu a minha experiência no Pomona College, onde completei a minha licenciatura nos Estados Unidos, foram as várias  oportunidades que tive de prosseguir projetos que conciliavam tanto o meu interesse nas ciências como nas humanidades.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto? 

Continuar a implementar programas de divulgação pública (como o «Põe-te a Milhas das Pastilhas» e a «Semana do Cérebro») para que o nosso trabalho possa ter um impacto mais direto na comunidade em geral.

– Como prefere passar os tempos livres?

A ler um bom livro, correr, tocar piano e contrabaixo, e passar o tempo com os amigos.

– Um livro preferido?

Qualquer um de Toni Morrison – Os meus favoritos incluem Beloved e The Bluest Eye.

– Um disco/músico preferido?

Eu adoro Lizzo, The Beatles, P!nk, Florence + The Machine, Kesha, Queen, Macklemore, Hans Zimmer, Debussy… E a lista continua…

– Um prato preferido?

Demasiados para conseguir escolher! Eu cresci a comer muitos tipos diferentes de comida em Los Angeles. Gosto muito de comida italiana, chinesa, mexicana, tailandesa, vietnamita e agora portuguesa – é claro!

– Um filme preferido?

Mais recentemente, «Parasita».

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)? 

Espero visitar o sul de Portugal durante o tempo que vou estar em Portugal – ouvi dizer que é absolutamente fantástico. Um dia também gostaria de fazer uma viagem de sonho pela Ásia.

– Um objetivo de vida?

Eu esforço-me por viver autenticamente e retribuir ao mundo como um cidadão global culturalmente competente.

– Uma inspiração?

Michelle Obama.

– O projeto da sua vida…

Quero trabalhar na intersecção da prática clínica, investigação, mentoria e junto da comunidade o para melhorar a saúde dos pacientes, tanto a nível individual como populacional.

– Uma ideia para promover a investigação da U.Porto a nível internacional?

Incentivar a participação em programas de intercâmbio cultural como o Fulbright e continuar a desenvolver colaborações académicas no estrangeiro.