Ezilda AlmeidaEzilda Almeida trocou a ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, pelo Porto há pouco mais de uma década para estudar Engenharia Informática e de Computação (Mestrado Integrado da Faculdade de Engenharia, FEUP) e também pelo gosto em viajar e explorar outros países e culturas.

O primeiro objetivo desta aventura fora de casa ficou cumprido em 2010, com a conclusão do mestrado. A partir daí o tempo passou a ser dedicado em exclusivo ao trabalho de investigação no INESC TEC, primeiro na área de mineração de fluxo de dados (mining data streams) e depois em aprendizagem automática (machine learing) aplicada a cuidados de saúde. Foi precisamente na área da saúde que se destacou com a criação de um software para ajudar os médicos no diagnóstico de doenças como os cancros da mama e da próstata.

O ExpertBayes integra o conhecimento médico com técnicas de machine learning em modelos gráficos, que estimem com mais precisão o risco de cancro da mama ou da próstata depois de feita a biópsia, de modo a reduzir o problema do erro da amostragem biópsia. O software faz parte do projeto ABLE (Advice Based Learning), liderado pela investigadora do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Inês Dutra.

Terminado o software, que já se encontra a ser comercializado, qual será o próximo passo da aventura desta cabo-verdiana com dupla nacionalidade? Talvez as Maldivas, a viagem de sonho que ainda não realizou…

Naturalidade?

Cabo Verde.

Idade?

30 anos.

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

O facto de ser uma universidade de destaque internacional.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

A dispersão das faculdades em três campus.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Dar mais atenção aos alunos com necessidades especiais.

– Como prefere passar os tempos livres?

Faço exercício físico, visito novos lugares e danço.

– Um livro preferido?

“Eu sou Malala”.

– Um disco/músico preferido?

“Sodade”, de Césaria Évora.

– Um prato preferido?

Bacalhau à Lagareiro.

– Um filme preferido?

Lagoa Azul.

– Uma viagem de sonho?

Maldivas.

– Um objetivo de vida?

Ser bem-sucedida profissionalmente e levar uma vida tranquila.

– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)

Malala.

– Qual o contributo do software ExpertBayes no diagnóstico do cancro da mama e da próstata?

Ajudar os médicos no rastreio do cancro da mama e da próstata. ExpertBayes estima com mais precisão o risco de cancro da mama ou da próstata depois de feita a biópsia, de modo a reduzir o problema do erro da amostragem biópsia.