andre_pereira_pessoa

André Pereira

Quando partiu para a largada decisiva da class skiff ligeiro dos European Universities Games (EUGames 2014), André Pereira podia imaginar estar a enfrentar as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, onde vão ter lugar as provas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Afinal, aos 26 anos, é este um dos sonhos que movem a vida deste finalista da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que acaba de conquistar, em Roterdão, a medalha de prata –a primeira na história da U.Porto – na mais importante competição europeia do desporto universitário.

Entre o remo e o bisturi, não é fácil adivinhar o que mais apaixona André. Mas, em ambos, o atleta vianense faz por ser exemplo na forma como concilia o desporto e a vida académica. Na U.Porto desde 2009, completou sem mácula o percurso no exigente Mestrado Integrado em Medicina da FMUP, onde se prepara para iniciar o sexto e último ano do curso. Em paralelo, é uma das principais figuras do Remo português, contabilizando dezenas de internacionalizações e vários títulos com as cores da seleção nacional e do seu clube, o Sporting Clube de Portugal.

Para o futuro médico da U.Porto, a medalha conquistada nos EUGames 2014 encerra também uma temporada notável ao nível do desporto universitário, onde se vem destacando nos últimos anos em representação da Universidade. Campeão Nacional universitário em skiff ligeiro e double scull ligeiro nos CNU’s 2014, André Pereira foi também considerado o melhor atleta masculino do ano na VI Gala do Desporto da Universidade do Porto.

Naturalidade?

Viana do Castelo.

Idade?

26 anos (7 de Janeiro de 1988).

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Do curso de Medicina da FMUP :). É um dos meus grandes amores e a Medicina é uma das poucas coisas das quais me consigo ver a fazer o resto da vida. Sou um sortudo por ter a oportunidade de frequentar este curso maravilhoso.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Não me lembro de nada em particular.

– Como prefere passar os tempos livres?

Não tenho muito tempo livre… mas sempre que posso gosto de ir ao cinema, passear junto ao mar, viajar.

– Um livro preferido?

Preferia não responder a esta pergunta 🙂 os meus hábitos de leitura são péssimos. Tenho até vergonha em dizer isto…

– Um disco/músico preferido?

Passam por muita coisa os meus gostos musicais… mas no topo da lista U2, Robbie Williams, Guns n’Roses, Coldplay, Green Day, Queen, Justin Timberlake, Beatles, Bob Dylan, Michael Jackson, entre muitos outros.

– Um prato preferido?

Não consigo escolher um prato em particular… adoro comer!

– Um filme preferido?

Million Dollar Baby, Notting Hill, The Shawshank Redemption.

– Uma viagem de sonho?

Por realizar… Nova Iorque.

– Um objetivo de vida?

Ser feliz e poder fazer sempre aquilo que gosto!

– Uma inspiração?

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa

 – Um ídolo no desporto?

Carlos Lopes (atletismo), Pedro Fraga e Nuno Mendes (remo) e Rui Costa (ciclismo).

 – Um sonho que gostaria de realizar enquanto atleta?

Participar nos Jogos Olímpicos.