Aos 41 anos, Ana Rita Lado Ribeiro é já um caso sério no mundo da Ciência e, em particular da engenharia química. E não é “só” por ser bem-sucedida num universo tradicionalmente masculino. Ou não fizesse parte do restrito grupo de investigadores – quatro dos quais da Universidade do Porto – que integram a edição 2021 do índice “Highly Cited Researchers”, iniciativa que reconhece, anualmente, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares.

Mas se o trabalho de Ana Rita Lado é hoje reconhecido em todo o mundo, é à “sua” cidade que esta investigadora apaixonada por viagens regressa sempre. Ao Porto e à Universidade, onde é investigadora do Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) do Departamento Engenharia Química da Faculdade de Engenharia (FEUP), estrutura que integra, juntamente com o LEPABE, o Novo Laboratório Associado ALiCE.

Doutorada em Biotecnologia e especialista em Química Analítica e Ciências e Engenharia do Ambiente, Ana Rita Lado chegou à FEUP e ao LSRE-LCM em 2014, no âmbito de um pós-doutoramento que conduziu até 2018. O mesmo que a levou à Loughborough University (Reino Unido), para viver uma experiência enriquecedora na qualidade de investigadora visitante. Regressaria para desenvolver a linha de investigação em Ferramentas Analíticas para Monitorização Ambiental no LSRE-LCM, enquadrada no grupo de investigação que se dedica à Catálise e Materiais de Carbono.

Atualmente, Ana Rita Lado é Investigadora Principal (PI) em dois projetos financiados pela FCT: o SAMPREP, que tem por objetivo desenvolver técnicas inovadoras de preparação de amostras para determinação de micropoluentes no meio ambiente utilizando LC-MS/MS; e o projeto ENANTIOTOX liderado por outra instituição, do qual é PI na FEUP. Este projeto que envolve cinco instituições portuguesas, pretende avaliar os efeitos ecotoxicológicos e a bioacumulação de substâncias quirais psicoativas lícitas e ilícitas em diversos organismos.

Mas esta é só uma parte de um percurso de excelência, traduzido em mais de 200 publicações nas áreas da Química Analítica e Ciência Ambiental, na colaboração em cerca de 20 projetos de investigação, para além do cargo de editora associada do Chemical Engineering Journal Advances , publicado pela prestigiada Elsevier. Vencedora do Prémio de Reconhecimento Científico da FEUP 2019, Ana Rita Lado Ribeiro integrou igualmente as duas últimas edições do “World’s Top 2% Scientists” na área de Ciências do Ambiente, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA).

Ana Rita Lado Ribeiro é investigadora no LSRE-LCM da FEUP desde 2014. (Foto: DR)

Naturalidade? Porto

Idade? 41 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?
Do convívio. Das pessoas. Do ambiente descontraído que em geral se sente e vive. Da cidade. Da minha cidade. Do orgulho que tenho e sinto sempre que alguém nos visita e me diz como é bom no Porto viver.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?
Da imensa burocracia que distrai todos nós investigadores daquela que é a nossa simultânea paixão e principal tarefa, a investigação científica. Também o descuido pela meritocracia e paradoxalmente com a resposta à pergunta anterior, as pessoas (felizmente não muitas e penso que cada vez menos) com as suas atitudes na luta por pequenos poderes, em nome de princípios dogmáticos que nada representam o lema da nossa Universidade: Virtus unita fortius agit.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Aproximar e promover ainda mais as potenciais sinergias entre as diferentes unidades orgânicas e respetivas unidades de investigação, algo que tem sido feito por todos nós, particularmente pela Faculdade de Engenharia, mas que ainda assim poderia ser reforçado.

– Como prefere passar os tempos livres?
Gosto imenso de viajar. De conhecer novos lugares. De conviver.

– Um livro preferido?
Desde que “descobri” o Yuval Noah Harari e a sua narrativa iniciada com “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, tenho-o como leitura de cabeceira.

– Um disco/músico preferido?
Queen. Live at Wembley 86. E que saudades de ir a um concerto!

– Um prato preferido?
Filetes de polvo com arroz do mesmo, feitos pela minha avó.

– Um filme preferido?
Nos dias que correm acabo por estar mais virada para séries… “Breaking Bad”, “Peaky Blinders”, “Narcos” são as três eleitas!

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?
Várias, mas voltaria outra vez à Colômbia…

– Um objetivo de vida?
Ser feliz.

– Uma inspiração?
Os meus avós maternos, a perseverança da minha avó e a sabedoria do meu avô!

– O projeto da sua vida…
Os meus filhos Carolina e Guilherme.

– Uma ideia para promover a investigação da U.Porto a nível internacional?
Manter as parcerias internacionais existentes, fruto do excelente trabalho feito por todos os investigadores, mas ao mesmo tempo estimular novas parcerias, proporcionando um maior suporte em consultoria para preparação de candidaturas a projetos internacionais. Também a comunicação fora de portas que a U.Porto (e particularmente a FEUP) desenvolve atualmente de forma exemplar, poderia ganhar uma nova dimensão internacional, de modo a potenciar a nossa visibilidade lá fora.