Arte, natureza, química, inovação e empreendedorismo são palavras que estão bem presentes na vida de Ana Cristina Freire. Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), tornou-se, aos 59 anos, a primeira mulher a chegar a diretora da FCUP, cargo que ocupa desde abril deste ano.

Ana Cristina Freire iniciou a carreira académica em 1983, após ter terminado a Licenciatura em Química – Ramo Científico na FCUP. A mesma escola onde, em 1991, viria a concluir o doutoramento em Química, especialidade Química Inorgânica, que lhe permitiu contactar com novas realidades científicas nacionais e internacionais em países como o Reino Unido e a Suíça. A partir dessa altura, os seus interesses direcionaram-se para a investigação nas áreas da Catálise e Química de Materiais, um desafio e oportunidade que a levou a introduzir novas áreas de investigação e ensino no Departamento de Química e Bioquímica da FCUP.

Mais tarde, em 2006, começou a explorar as áreas da nanociência/nanoquímica e da nanotecnologia. Trabalhando com o mais pequeno da ciência, deu grandes passos a nível de investigação ao ser líder de vários projetos de I&D financiados a nível nacional e internacional.

Desde essa altura, foi mantendo sempre contacto com empresas e centros tecnológicos, tendo, em 2013, decidido procurar formação em empreendedorismo. Para além de docente e investigadora, Ana Cristina Freire entrava no mundo empresarial e, em 2015, ajudava a fundar a empresa de base tecnológica Innovcat, Ldt, spin-off da Universidade do Porto.

Aprendeu uma nova forma de comunicar, de olhar a investigação e o seu potencial de negócio. Em 2015, esta aprendizagem levou-a a vencer, com o projeto da Innovcat, o 1.º prémio no maior Concurso de Empreendedorismo a nível nacional – o “Acredita Portugal” – na categoria Indústria. Foi também finalista do prémio Brisa no mesmo concurso e finalista no Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto iUP25k.

Foi ainda nesse ano que se tornou Professora Catedrática e em 2016 assumiu a liderança do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP.

Apreciadora da música de Freddie Mercury, Ana Cristina Freire foi também, entre 2015 e 2017, representante da U.Porto no Advisory Board do Programa Internacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e UT Austin na área das Emerging Technologies (Nanotechnology). Neste contexto pôde conhecer novas realidades de Ensino Superior, Investigação e Inovação.

Coautora de 240 publicações científicas, a agora Diretora da FCUP, que gosta de desenho e pintura, trouxe consigo o vento da mudança e uma vontade de pintar um quadro moderno e diferente para a faculdade onde entrou pela primeira vez há 41 anos.

– Naturalidade? Aveiro

– Idade? 59 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Da dinâmica e personalidade institucionais.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Do défice de diálogo e cooperação entre as várias Unidades Orgânicas e com as Unidades de Investigação do perímetro U.Porto.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Aceitar a mudança para o que deverão ser as Instituições de Ensino Universitário (IES) do século XXI.

– Como prefere passar os tempos livres?

No passado – desenhando e pintando; no presente – olhando à volta, de preferência em contacto com a natureza; no futuro – a junção das duas atividades.

Um livro preferido?

Aparição, de Vergílio Ferreira.

Um disco/músico preferido?

Freddie Mercury.

Um prato preferido?

Maigret de pato.

Um filme preferido?

África minha (1985), de Sydney Pollack, com Robert Redford e Meryl Streep.

– Uma viagem de sonho?

As viagens feitas com a dupla da minha vida: o meu marido e a minha filha.

Um objetivo de vida?

Viver um dia de cada vez e usufruir do pleno que a vida nos pode dar

Uma inspiração?

O meu Pai.

O projeto da sua vida…

Manter vivo o espírito de Família – a nível pessoal e profissional.

– Como imagino a FCUP no futuro…

Uma IES do século XXI em pleno com:
+ Ciência, + Interdisciplinaridade
+ Investigação, +Coesão
+ Tecnologia, + Inovação
+ Modernidade
+ PESSOAS