Professora Auxiliar na Faculdade de Engenharia Universidade do Porto (FEUP) e investigadora integrada do Instituto de Telecomunicações (IT), Ana Aguiar interessa-se por sistemas móveis, redes de veículos, mobilidade em redes WiFi, Internet das Coisas móveis e ciência de dados para mobilidade inteligente. Coordena o Grupo de Redes e Processamento de Informações do IT Porto. É coordenadora adjunta do Centro de Competências para Cidades Futuras da U.Porto e é responsável pela ferramenta de sensorização móvel SenseMyCity lançada em 2013, e que lhe permitiu aprofundar conhecimentos e validar uma linha de investigação na análise de trajetórias de geolocalização para análise de mobilidade durante anos.

Essa experiência foi determinante no âmbito da linha de financiamento da FCT especialmente direcionada para o desenvolvimento de soluções em resposta à pandemia de Covid-19. O grupo de investigação de Ana Aguiar foi um dos selecionados na primeira fase do “Research4Covid19”, com a proposta de desenvolvimento da CovidMonitor, uma app que pretende rastrear a transmissão ambiental da Covid-19. A ideia surgiu depois de Ana Aguiar ter lido um artigo científico na prestigiada revista Science, onde são discutidos vários modelos de propagação da Covid-19 e como as tecnologias podem ajudar a conhecer melhor os mecanismos de propagação e ajudar os serviços de saúde a orientar melhor os seus esforços.

Em parceria com investigadores do Instituto de Telecomunicações, o Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP) e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), a equipa da FEUP liderada por Ana Aguiar dedica-se agora ao desenvolvimento da aplicação com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a transmissão ambiental do novo coronavirus e validar a utilidade de usar uma lista de locais de potencial contágio como indicador de auto-vigilância.

Na prática, a aplicação – já disponível na Play Store da Google – permite avisar os utilizadores caso tenham estado em locais de potencial contágio. Por outro lado, serve também para acompanhar pessoas suspeitas de infeção, confirmadas, e em isolamento profilático. Mas não só. Esta app pretende ir mais longe e perceber o estado emocional das pessoas em diferentes fases da pandemia, o que permitirá estudar diferentes tipos de mobilidade dentro do grupo de cidadãos que estiver a utilizar a aplicação. Para isso vai ser necessário recolher dados sobre comportamentos de higiene e risco.

– Naturalidade? Valongo

– Idade? 44 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?
Da abertura e impacto.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?
De algum bairrismo excessivo nas escolas e do inbreeding.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Mais diálogo e transdisciplinaridade, ouvir mais pessoas que já estiveram noutros sistemas de ensino superior e científicos.

– Como prefere passar os tempos livres?
Fora de portas. Na serra, perto de água ou dentro de água a mergulhar.

– Um livro preferido?
Good Omens, Neil Gaiman e Terry Pratchet.

– Um disco/músico preferido?
The Dark Side of the Moon, Pink Floyd.

– Um prato preferido?
Peixe ao sal.

– Um filme preferido?
Citizen Kane, de Orson Welles.

– Uma viagem de sonho?
Pouco planeada, com pouca bagagem, com muito tempo. O transsiberiano sem limite de tempo.

– Um objetivo de vida?
Ser fiel a si próprio.

– Uma inspiração?
Hanna Arendt, e as minhas avós.

– O projeto da sua vida…?
Ser livre e ser útil.