A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) promoveu, no passado dia 21 de dezembro, a iniciativa “NATAL COM SENTIDO(S)”, destinada à promoção de estilos de vida mais saudáveis entre pessoas com deficiência visual.

Num contexto em que é sabido que os cegos e amblíopes estão sujeitos a maiores riscos nutricionais, nomeadamente a obesidade, procurou-se com esta iniciativa transmitir conhecimento e ferramentas para aumentar a qualidade de vida daquela população, particularmente através da alimentação.

Ao longo do dia, utentes da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, juntaram-se a docentes e investigadores da FCNAUP para vários workshops e atividades onde foram trabalhados aspetos como a escolha de alimentos, o planeamento e preparação de refeições, mas também a confeção de biscoitos de Natal.

O momento alto do dia decorreu no Laboratório de Gastro da FCNAUP, onde os participantes foram desafiados a confecionar e degustar pratos saudáveis

A iniciativa contou com o apoio da ACAPO, da Associação Mundo a Sorrir, do Centro de Desporto da U.Porto (UPFit), da Câmara Municipal do Porto, da Associação de Estudantes da FCNAUP (AEFCNAUP) e da Fundação Eng.º António de Almeida.