estudantes_méxico

Brasil e México são dois dos países com maior participação na U.Porto no âmbito do Programa de Bolsas Santander Universidades.

São já 1172 os estudantes que chegaram ou partiram da Universidade do Porto para realizar um período de mobilidade estudantil ao abrigo do Programa Santander Universidades. Nos nove anos de existência do programa, 867 estudantes da América Latina e de Espanha vieram estudar para a Universidade do Porto e 305 estudantes da U.Porto fizeram o caminho inverso para uma mobilidade em universidades iberoamericanas.

Só no presente ano letivo, 216 jovens argentinos, brasileiros, espanhóis e mexicanos usufruíram das bolsas do Programa Santander Universidades para realizar um semestre de estudos na Universidade do Porto. Por outro lado, 35 estudantes da U.Porto utilizaram o mesmo programa para cumprir um período de mobilidade em universidade da Argentina, Brasil, Chile e México.

Serão estes os protagonistas da cerimónia de entrega dos certificados de participação nos Programas de Mobilidade Santander Universidades que se realiza às 17h30 do dia 15 de junho no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

Os estudantes da U.Porto, portugueses e estrangeiros, que participaram neste ano letivo no Programa Santander Universidades vão receber o seu respetivo certificado de participação numa cerimónia que contará com a presença do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e da Administradora do Banco Santander Totta, Inês Oom de Sousa.

Além das intervenções institucionais, será ainda possível ouvir de viva voz os testemunhos de dois dos estudantes que usufruíram deste programa: Catarina Melo Coelho Ferreira, estudante da FAUP que realizou um período de mobilidade na Pontifícia Universidad Católica de Chile, e Juliana Botelho Viegas, estudante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) que se encontra a realizar um período de mobilidade na FPCEUP.

O Programa Internacional de Bolsas Iberoamericanas do Santander Universidades tem como destinatários os estudantes de licenciatura, mestrado integrado e mestrado da Argentina, Brasil, Espanha, Chile, Colômbia, México, Perú, Portugal, Porto Rico e Uruguai e tem por objetivo a realização de um período de mobilidade de seis meses em universidades estrangeiros do espaço iberoamericano.