Uma reflexão sobre o público e privado no contexto das práticas artísticas contemporâneas. Passa por aí a proposta de Trilhos/Trails, título da exposição que, até ao próximo dia 14 de novembro, traz à Casa Museu-Abel Salazar um conjunto de trabalhos da autoria de Nazlıhan Agaç e Rita Pereira, ambas estudantes finalistas do Mestrado em Comunicação – Especialização em Fotografia e Cinema Documental (área de Fotografia) da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto.

Com curadoria de João Leal, a exposição divide-se em dois núcleos. No primeiro, intitulado À Margem do Caminho, Rita Pereira propõe uma “viagem” fotográfica pelos caminhos de Santiago. “Este trabalho reflete sobre o ato de caminhar. Associado a ele estão os de parar, pensar e contemplar. Caminhar permite ocupar e conhecer lugares e pessoas, neste caso com Santiago como destino”, explica autora.

O segundo núcleo intitula-se The people that my mother forces me to meet e acompanha a turca Nazlıhan Agaç até à sua terra natal.

“Desde que me mudei para Portugal, sempre que volto a Istambul, a minha mãe quer que eu me encontre com algumas pessoas. Essas pessoas incluem parentes próximos, como a minha avó e tias, mas também os padeiros da nossa vizinhança e o vendedor de queijo do bazar onde compramos nos últimos 20 anos. Desta vez, eu visitei-os por um motivo”, apresenta a artista.

A inauguração de Trilhos/Trails está marcada para as 17h00 do próximo sábado, dia 3 de outubro. Após este momento inaugural, a exposição pode ser visitada até 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00, e aos sábados, das 14h30 às17h30.