Se pudesse mudar uma coisa na Universidade do Porto, Pedro Fernandes apenas mudaria… “a altura dos parapeitos nos andares superiores” da Faculdade de Ciências (FCUP).”Para mim, que sou alto, são desconfortavelmente baixos”, explica o estudante da Licenciatura em Matemática da FCUP, onde ingressou em 2018. Na verdade, o último ano e meio da vida de Pedro tem sido repleto de altos voos. A começar pela média de 19,75 valores com que concluiu o 1.º ano do curso, a mais alta entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020.

Mas nem só das notas se fez o primeiro ano do jovem batural da “Ilha” (Pombal) na U.Porto. “Aquilo de que mais gostei foram as amizades que criei e o facto de todas as aulas serem relacionadas com Matemática”, destaca o futuro matemático, que não precisa de fazer grandes contas para descrever a Universidade: um “luxo!”.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Havia muito tempo que sabia que queria seguir Matemática no Ensino Superior e era do meu entendimento que o curso de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto era de qualidade, tendo-me sido recomendado por vários amigos que o frequentaram antes de mim. Fico feliz por, um ano depois, poder concordar com eles.

O que gostaste mais no primeiro ano da Universidade?

Aquilo de que mais gostei no primeiro ano da Universidade foram as amizades que criei e o facto de todas as aulas serem relacionadas com Matemática, não havendo disciplinas menos interessantes para mim, o que foi uma melhoria em relação ao Ensino Básico e ao Secundário. Devo, também, destacar que fiquei positivamente surpreendido com a disponibilidade e prestabilidade dos professores que tive, contrárias ao estereótipo do Professor Universitário que trazia em mente.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Honestamente, não tenho grandes visões inovadoras para melhorar a Universidade, até porque estou satisfeito com a mesma e, no geral, não tenho razões de queixa. Do que conheço melhor, a Faculdade de Ciências, apenas me vem à cabeça a altura dos parapeitos nos andares superiores, que, para mim, que sou alto, são desconfortavelmente baixos.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio Incentivo representa uma enorme ajuda no financiamento dos meus estudos e confirma o cumprimento dos meus objetivos enquanto estudante.

Quais são os teus planos para o futuro?

Para o bem e para o mal, não costumo perder muito tempo a planear o futuro. Sei que quero continuar a aprender Matemática e provavelmente tirar um Doutoramento, mas não faço grande ideia de onde será ou do que farei depois. São 21h e, antes de mais, ainda tenho de decidir o que vou jantar.

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Uma única palavra parece-me demasiado unidimensional para descrever a Universidade que me acolhe há um ano e meio. Certamente acentuará algum aspeto da minha opinião e deixará os outros de fora. No entanto, já referi que estou, de um modo geral, satisfeito com a mesma e, portanto, descrevê-la-ei com a palavra que eu e os meus amigos usamos (em quantidades claramente excessivas) para descrever algo com que estamos, de um modo geral, satisfeitos: um “luxo”.