Nascido há 20 anos na Póvoa de Varzim, Pedro Correia já “sabia que a Universidade do Porto seria sempre a primeira escolha” ainda antes de ter optado por seguir o curso de Engenharia Informática e Computação que frequenta desde o ano letivo passado, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

E se a escolha foi “óbiva”, as expectativas não saíram goradas ao futuro engenheiro. Rendido ao “bom ambiente” que encontrou, destaca o “espírito de entreajuda” com os colegas, mas também o “gosto por ensinas dos docentes. “Neste aspeto, as minhas expectativas foram completamente superadas”

O mesmo se pode dizer do desempenho académico de Pedro Correia. Com uma média de 19,3 valores no 1.º ano do curso, é dele a média mais alta entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021. Uma distinção que, diz, “motiva-me ainda mais para continuar a lutar por manter os excelentes resultados nos anos que se seguem”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

O prestígio associado à U.Porto e as boas opiniões que ouvi de amigos e familiares, conjuntamente com a proximidade da universidade à Póvoa de Varzim, cidade onde eu moro, tornaram a escolha óbvia. Ainda antes de decidir sequer o curso de Engenharia Informática na FEUP, sabia que a U.Porto seria sempre a minha primeira escolha.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Sem dúvida, o bom ambiente. Tanto da parte dos colegas do curso, com forte espírito de entreajuda e com quem foi fácil travar amizades desde logo, como de grande parte dos docentes, que se dão bem com os estudantes e mostraram gosto por ensinar, grande disponibilidade para esclarecer dúvidas e empenho a procurar estratégias para melhorar os seus métodos de ensino. Neste aspeto, as minhas expectativas foram completamente superadas.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Considero que o SIGARRA poderia ser melhorado de modo a ser mais intuitivo e prático de consultar. Muitas vezes é difícil encontrar a informação pretendida quando não se sabe já onde ela está. As funcionalidades estão “escondidas” por detrás de cliques e links pouco óbvios na página. Quando se é caloiro ainda se torna tudo mais confuso.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Este prémio reconhece o meu esforço e empenho ao longo do primeiro ano universitário e motiva-me ainda mais para continuar a lutar por manter os excelentes resultados nos anos que se seguem. É uma boa maneira de relembrar que o esforço sempre compensa, e é ótimo poder aliar a aprendizagem, que é já por si uma grande recompensa, a um incentivo monetário.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

É bastante difícil para mim imaginar-me desde já num futuro tão distante, com tantas possibilidades por ponderar, tantas decisões por tomar e tanto que pode acontecer e mudar ao longo de uma década inteira. Imagino que venha a trabalhar em algo que goste e que me motive, mas sei que, venha o que vier, irei dar o meu máximo e continuar a esforçar-me por alcançar o sucesso, sem nunca esquecer, claro, que há muito mais na vida além do emprego.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Insubstituível.