Pedro Alves Costa, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (FEUP), tomou posse no passado dia 1 de junho, como Pró-Reitor da Universidade do Porto, cargo no qual terá a responsabilidade de coadjuvar o Pelouro do Património Edificado e Sustentabilidade.

“Foi com alegria e honra que aceitei o convite que me foi endereçado, mas também acompanhado de grande humildade e sentido de responsabilidade. Sendo a Universidade do Porto uma instituição fundamental para a afirmação científica, social, cultural e económica do País, a possibilidade de participação na definição das melhores politicas e estratégias para o desenvolvimento da sua missão constitui um grande desafio”, refere o mais recente membro da Equipa Reitoral.

Como prioridades para o mandato que agora inicia, Pedro Alves Costa elege “a vontade de contribuir para o desenvolvimento da Universidade do Porto com infraestruturas adequadas ao progresso de todas as vertentes da sua missão, dando assim continuidade ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sr. Vice-Reitor Professor António Silva Cardoso”.

“Para além de infraestruturas de apoio ao ensino e investigação, o edificado da U. Porto deve contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social, criando espaços aprazíveis e sustentáveis, que contribuam para a afirmação da Universidade como uma instituição universitária de referência a nível europeu”, acrescenta Pedro Alves Costa, dando como exemplo as “oportunidades para melhorar a oferta de residências universitárias”.

O novo Pró-Reitor nomeia ainda como objetivo “a definição de uma estratégia para o crescimento dos campi da Universidade do Porto em ligação intima com as autarquias intervenientes”, a qual “terá repercussões no desenvolvimento da Universidade como força viva da área metropolitana do Porto a médio e longo prazo”.

Sobre Pedro Alves Costa

O novo Pró-Reitor da U.Porto é licenciado em Engenharia Civil (2002), Mestre em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (2005) e Doutor em Engenharia Civil (2011) pela FEUP, faculdade onde é atualmente Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Licenciado em Engenharia Civil (2002), Mestre em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (2005) e Doutor em Engenharia Civil (2011) pela U.Porto, o novo Pró-Reitor da U.Porto iniciou a atividade na FEUP em 2003, como Assistente Estagiário do Departamento de Engenharia Civil. Desde então, tem lecionado várias unidades curriculares tais como “Mecânica dos Solos”, “Fundações e Estruturas de Suporte”; “Dinâmica dos Solos e das Estruturas”; “Dinâmica dos Solos e Engenharia Sísmica”; “Modelos e Segurança em Geotecnia” entre outras.

Atual Diretor do curso de Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (desde 2018), é também membro da Comissão Científica do curso de Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil e da Comissão Cientifica do curso de Estudos Avançados em Projeto em Engenharia.

Para além da atividade docente, Pedro Alves Costa tem desenvolvido intensa atividade científica no âmbito do comportamento dinâmico de infraestruturas ferroviárias, com especial enfoque para o estudo de vibrações e ruído gerados por tráfego ferroviário urbano. O seu trabalho está patente em diversas publicações científicas e também em atividades de extensão universitária, através de consultoria avançada, prestadas tanto a nível nacional como internacional.

Mais recentemente, foi congratulado com o titulo “Visiting Cheney Fellow” da Universidade de Leeds, instituição onde realizou um estágio de investigação de longa duração durante o ano de 2019.