“Pedreira da Madalena – Objeto Mutante da Indústria Extrativa”. Assim se intitula a tese de doutoramento, da autoria de José Cardoso Guedes, Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que obteve, até ao momento, o maior número de visualizações de teses de toda a instituição no Repositório Aberto da U.Porto.

Foco principal da investigação que resultou na tese, a Pedreira da Madalena, situada em Canidelo, Vila Nova de Gaia serviu, ao longo de cerca de 50 anos, como uma espécie de laboratório de aulas práticas de diversas escolas de engenharia portuguesas através do Campo Experimental em Lavra de Minas (CELaMi) nela instalado recentemente, fruto de um protocolo de colaboração entre a FEUP e a SOLUSEL, empresa proprietária da unidade industrial.

“A Pedreira da Madalena representa um excelente exemplo de um recurso mineral com um ciclo de vida particular e singular”, salienta José Cardoso Guedes, cuja investigação focou-se na forma como uma atividade extrativa de um recurso natural e de deposição de resíduos inertes foi conduzida em plena cidade de Vila Nova de Gaia, atribuindo o mérito à forma de gestão e à capacidade de estabelecimento de sinergias locais.

Alexandre Leite, Professor Associado no Departamento de Engenharia de Minas da FEUP, que com Soeiro de Carvalho, também docente da FEUP, constituiu a equipa de orientadores desta tese, faz igualmente referência à evolução e progresso da unidade industrial, que “evoluiu de forma sustentável de um contexto rural – anos 70 do século passado – para um ambiente claramente urbano na atualidade”.

José Cardoso Guedes durante a defesa da sua tese de doutoramento, a 28 de julho de 2020. (Foto: DR)

“Um caso paradigmático e pioneiro em Portugal”

Disponibilizada em agosto de 2020, a tese de José Cardoso Guedes s alcançou, em apenas cinco meses, mais de 1560 visualizações (valor agregado do número visualizações do registo da publicação do Repositório e das visualizações do Objeto Digital associado), sendo cerca de 26% de origem estrangeira, apesar de ser redigida em língua portuguesa.

“O interesse e procura por esta investigação relacionam-se com o facto de nela ser apresentado um caso paradigmático e pioneiro em Portugal. Não há outra cidade que se possa «gabar» de ter um empreendimento no seu território como o da Pedreira da Madalena, especialmente em contexto ambiente urbano. A história e a evolução desta unidade estão a ser apresentadas, em contextos nacional e internacional, como um exemplo de boas práticas no setor mineiro, não só ao nível técnico, mas também ao nível das estratégias de gestão que nela tiveram lugar”, avança o autor.

Salientando a importância do estudo do “aproveitamento sustentável dos recursos naturais minerais, uma verdadeira riqueza do país”, José Cardoso Guedes afirma que a pesquisa detalhada e profunda acerca da atividade da Pedreira da Madalena se deve a “um verdadeiro trabalho de campo” e ao estabelecimento de “contactos com clientes, fornecedores e diversas organizações ligadas à indústria extrativa durante várias décadas”.

Esta não é, contudo, a primeira vez que o investigador, cuja estreita colaboração com a FEUP data de 1987, no cargo de Assistente Convidado, aprofunda estudos sobre a Pedreira da Madalena. Em 1998, o autor já tinha apresentado um trabalho de investigação no XIII Encontro Nacional do Colégio de Engenharia de Minas da Ordem dos Engenheiros, no qual se se focava na atividade mineira nesta unidade industrial. Nesse artigo constavam já algumas previsões para o futuro que se viriam a revelar pertinentes para o seu projeto de investigação de doutoramento.