Paulo MeloProfessor Associado da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), tomou posse esta quinta-feira como Diretor da FMDUP para o quadriénio 2022-2026.

Numa cerimónia realizada na Sala do Conselho da Reitoria, o novo diretor da FMDUP começou por receber as felicitações do Reitor da U.Porto. “Temos que nos entreajudar”, referiu António de Sousa Pereira, antecipando o que prometem ser “quatro anos de muita incerteza” para a Universidade.

Apesar de reconhecer que “os desafio são imensos”, Paulo Melo garante “muito trabalho, dedicação e vontade de apresentar resultados no final do mandato”. Para isso, aponta como prioridades “melhorar as condições pedagógicas da faculdade”, “implementar e melhorar a parte relacionada com a investigação em medicina dentária” e” reforçar o apoio  à população que nos rodeia”.

“Há também a intenção de promover a imagem da faculdade a nível nacional e de aumentar a nossa relação com outras instituições internacionais, tendo nós a plena consciência de que temos docentes e condições par estarmos ombro a ombro com boas instituições na área da medicina dentária”, projetou o novo diretor da FMDUP.

Para isso, Paulo Melo espera capitalizar a vasta experiência internacional que vem acumulando ao longo da última década, e que inclui passagens pelas direções da Federação Dentária Internacional (FDI) e do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas (CED). “Esta ligação permite-me dar uma maior visibilidade à faculdade a nível internacional e abrir a possibilidade de um relacionamento que poderá depois dar origem a projetos multicêntricos e a estratégias de intercâmbio que são sempre frutíferas”.

Para além de Paulo Melo (ao centro), integram a nova equipa diretiva da FMDUP os docentes Cristina Areias, Ana Norton, Margarida Sampaio Fernandes e Pedro Mesquita. (Foto: U.Porto)

Sobre Paulo Melo

Doutorado em Medicina Dentária Conservadora (2002), Paulo Melo é Professor Associado com agregação da FMDUP desde 2008. Entre os vários cargos que ocupava atualmente na faculdade incluem-se os de Membro do Conselho de Representantes e  do Conselho Cientifico, para além de integrar as comissões científicas do Mestrado Integrado e do Doutoramento em Medicina Dentária.

Em paralelo com a docência, é coordenador do Departamento de Saúde Publica Oral do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP), desenvolvendo o seu trabalho de investigação nas áreas da Educação, Cariologia e Saúde Pública Oral, sempre com uma perspetiva socioprofissional associada.

Fora da academia, integrou, durante mais de duas décadas, os órgãos dirigentes da Ordem do Médicos Dentistas (OMD), tendo coordenado, por exemplo, o Grupo de trabalho da OMD de acompanhamento da COVID-19. Participou, neste contexto, na elaboração dos documentos orientadores para a Medicina Dentária da OMD, da Direção Geral da Saúde (DGS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Adicionalmente, integrou o grupo de trabalho da DGS que elaborou o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e lançou a vertente do programa conhecido como “Cheque-Dentista”, entre outras atividades.

A nível internacional, Paulo Melo integra há vários anos a direção – quatro dos quais como vice-presidente do Comité de Saúde Pública –  da Federação Dentária Internacional (FDI), entidade que reúne mais de 189 associações dentárias, em representação de 133 países e mais de um milhão de médicos dentistas. Neste organismo, preside atualmente ao grupo de trabalho que acompanha os desenvolvimentos mundiais da COVID-19 relacionados com a Medicina Dentária, bem como ao grupo de trabalho responsável pela organização anual do dia Mundial da Saúde Oral.

É ainda membro eleito da Direção do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas (CED), entidade que representa, junto da Comissão Europeia, 340.000 médicos dentistas, através das 33 associações de Medicina Dentária de 31 países europeus.