O ex-Ministro da Saúde e atual presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, é o nome indicado pela Universidade do Porto para integrar o novo Conselho Consultivo (Advisory Committee) da EUGLOH (European University Alliance for Global Health), o ambicioso consórcio de universidades europeias de que a U.Porto é membro fundador, juntamente com as congéneres de Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), LMU Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria).

O Advisory Committee da EUGLOH consiste num órgão consultivo, composto por membros externos convidados pelas cinco universidades que integram a Aliança. A estes caberá reunir e emitir recomendações e relatórios sobre as atividades da EUGLOH, contribuindo positivamente para a gestão e governação do consórcio.

O nome de Paulo Macedo junta-se, de resto, a um conjunto de personalidades de relevo que aceitaram o desafio de integrar o novo órgão consultivo da Aliança. Entre elas incluem-se, por exemplo, a ex-ministra do Ambiente Sueca, Lena Ek (indicada pela Universidade de Lund), ou o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, János Martonyi (indicado pela Universidade de Szeged).

Sobre Paulo Macedo

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1986, Paulo Macedo (1963) possui uma vasta experiência profissional na banca, nos seguros, na saúde e na administração pública.

Tendo iniciado a atividade profissional na Arthur Andersen, onde exerceu funções até 1993, desempenhou vários cargos no Banco Comercial Português. Ao mesmo tempo, foi docente no Instituto Superior de Economia e Gestão, tendo ainda integrado a Comissão para o Desenvolvimento da Reforma Fiscal e o Grupo de Trabalho para a Reavaliação dos Benefícios Fiscais.

Até 2008, administrou diversas empresas bancárias e seguradoras de saúde, tonando-se, mais tarde, Diretor Geral dos Impostos e Presidente do Conselho de Administração Fiscal. Tornou-se Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo do BCP.

Entre 2011 e 2015, integrou o XIX Governo Constitucional da República Portuguesa, desempenhando o cargo de Ministro da Saúde.

Até 2017, trabalhou como Professor Catedrático na Universidade de Lisboa. Atualmente, Paulo Macedo é o Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A, instituição onde desempenha igualmente o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração. É também o Presidente da Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest.