Paul Symington é o mais recente membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto. O ex-presidente do Conselho de Administração do Grupo Symington Family Estates (um dos maiores produtores de vinho do Porto) foi o nome apontado pelo Governo para se juntar ao grupo de cinco “personalidades de elevado mérito e experiência profissional que compõem o órgão ao qual compete, entre outras tarefas, aprovar os Estatutos da U.Porto.

Para o empresário de 66 anos, que assume o lugar deixado vago na sequência do falecimento de Manuel Ferreira de Oliveira, trata-se de um regresso à Universidade. Anteriormente, já tinha integrado – de 2013 a 2017 – o Conselho Geral da U.Porto, tendo inclusivamente desempenhado o cargo de Vice-Presidente.

Uma vida dedicada ao Vinho do Porto

Nascido no Porto, mas com raízes escocesas e inglesas, Paul Douglas Symington (1953) estudou na Universidade de Neuchâtel (Suíça) e na Universidade de Westminster em Londres (Reino Unido), pela qual se licenciou em Gestão. Em 1979, voltou a Portugal para ingressar na empresa de Vinho do Porto da família, cujo conselho de administração haveria de presidir entre 2003 e 2018.

Reconhecido como um dos maiores produtores e empresários do vinho do Porto, Symington foi vice-presidente da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) e membro do Conselho Consultivo no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. É ainda membro da Feitoria no Porto – que presidiu em duas ocasiões – e da Confraria do Vinho do Porto.

Paul Symington é um dos mais reconhecidos produtores e empresários do vinho do Porto. (Foto: DR)

Do percurso do agora “curador” da U.Porto destacam-se igualmente as várias distinções que recebeu pelos serviços prestados ao Douro e ao Vinho do Porto, “marca” que ajudou a divulgar em todo o mundo. Entre elas incluem-se os prémios de Personalidade do Douro, atribuído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2013), pela qual é Doutor Honoris Causa (2019);  Personalidade do Ano, pela WINE — Essência do Vinho (2014); a Medalha de Mérito pela Câmara de Vila Nova de Gaia (2013); ou o Prémio Nacional de Agriculturam, atribuído pelo Ministério da Agricultura (2018). Em 2015, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Mérito pelo Presidente da República.

Primeiro produtor de vinho de Portugal a ser distinguido “Decanter Man of the Year” pela prestigiada revista de vinhos Decanter, em 2012, tornou-se recentemente o primeiro produtor de vinho a ser eleito Presidente Honorário da Wine & Spirits Education Trust (WSET), um dos principais institutos de educação de vinho no mundo. Em maio do ano passado, o Institute of Masters of Wine, em parceria com a revista Drinks Business, atribuiu-lhe o Lifetime Achievement Award – um prémio de reconhecimento de carreira.

Sobre o Conselho de Curadores

O Conselho de Curadores é um órgão exclusivo da U.Porto e das restantes universidades constituídas como fundações públicas com regime de direito privado. A este órgão compete aprovar os Estatutos da Universidade, homologar as deliberações do Conselho Geral relativas à designação e destituição do Reitor, ou nomear e destituir o Conselho de Gestão. Cabe-lhe ainda propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, e, ainda, homologar as deliberações do Conselho Geral sobre questões estratégicas.

Nomeados pelo Governo, sob proposta do Conselho Geral da U.Porto, os curadores têm um mandato de cinco anos, renovável uma única vez, não podendo ser destituídos sem motivo justificado.