Bienal de Veneza, Corderie

Evento vai juntar os vários curadores e agentes das diferentes edições das exposições portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza. (Foto: DR)

Pela primeira vez em evento público, vão reunir-se os vários curadores e agentes das diferentes edições das exposições portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza. Trata-se de um simpósio intitulado “Bienal de Arquitetura de Veneza: as exposições Portuguesas [2004-16]” e acontece já no próximo dia 14 de abril, no Teatro Rivoli, no Porto. Organizado pelos cursos de Mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de Doutoramento em Museologia das Faculdades de Letras e de Belas Artes da Universidade do Porto e pelo CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», este simpósio vem antecipar a realização da próxima Bienal de Arquitetura de Veneza, que acontece já no próximo mês de maio.

Entre os convidados estão nomes como Pedro Gadanho, Delfim Sardo, Nuno Grande, Cláudia Taborda, Pedro Campos Costa, Luís Tavares Pereira, Joaquim Moreno e Júlia Albani. Estará ainda presente o Diretor-Geral da DG Artes, Carlos Moura-Carvalho. O programa terá duas sessões de discussão, uma de manhã e outra pela tarde, no formato de mesas-redondas. Cada mesa contará com a participação de convidados e de um mediador, parte da organização. A comissão científica e organizadora é constituída por Elisa Noronha (FLUP/CITCEM), Inês Moreira (FBAUP/FCSH-UNL), Susana Ventura (FAUP/CEAU) Laurem Crossetti (doutoranda DMUS/FLUP) e Filipa Alfaro (colaboração).

Para além da compreensão dos contextos e processo curatoriais desenvolvidos em cada exposição, o simpósio tem como principal objetivo fomentar a reflexão sobre a curadoria de arquitetura e discutir o papel dessas grandes exposições na dinâmica de representação cultural nacional.

O simpósio “Bienal de Arquitetura de Veneza: as exposições Portuguesas [2004-16]” vai ter lugar no Auditório Isabel Alves Costa, Teatro do Rivoli, no Porto, das 10h00 às 19h00. Serão emitidos certificados de presença.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: [email protected]