A correr, a caminhar, de bicicleta, ou sobre quatro patas. Em família ou com os amigos, foram muitos os que, este domingo, quiseram “estrear” o novo Parque Central da Asprela, o “pulmão verde” que passa a ligar as várias faculdades, centros de investigação e outros espaços da Universidade do Porto que habitam o polo universitário da Asprela.

A inauguração contou com a presença do ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e do presidente do Politécnico do Porto. Personalidades que puderam explorar, em primeira mão, os mais de seis hectares preenchidos com centenas de árvores e arbustos, espelhos de água, ribeiras a correr a céu aberto, para além de vários percursos pedonais e cicláveis, agora acessíveis a toda a população.

“O Parque Central da Asprela é uma velha aspiração da Universidade do Porto, que há muito ansiava pela requalificação da envolvente urbana das suas faculdades e centros de investigação”, destacou o Reitor da U.Porto, sobre um espaço que “promove a qualidade urbana, ambiental, paisagística da cidade”

“A Asprela vê renovada a sua centralidade, agora com mais qualidade de vida e, por isso, com maior capacidade de atração de moradores, serviços e comércio”, sublinhou António de Sousa Pereira, acrescentado ainda que ,“com o parque hoje inaugurado, a Universidade do Porto reforça o seu posicionamento como Healthy Campus e a sua afirmação como leading player na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030″.

Rui Moreira destacou o trabalho conjunto que culminou com a abertura do Parque à cidade . “Ele existe e torna-se hoje uma realidade fruto de uma visão conjunta e ambiciosa por parte das três instituições de relevo da cidade”, realçou o presidente da Câmara do Porto.

A inauguração do Parque Central da Asprela ficou também marcada pelo descerramento de uma placa dedicada a António Cardoso (1955-2022), numa homenagem que contou com a presença da família do vice-reitor da U. Porto recentemente falecido.

“O Professor António Cardoso deixou uma grande obra às gerações atuais e vindouras, sendo de inteira justiça a colocação de uma placa em sua homenagem neste belo parque”, referiu António de Sousa Pereira, evocando aquele que “foi um dos principais obreiros da edificação, expansão, modernização e equipamento do polo universitário da Asprela”.

Fruto de um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, assegurado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, pela U.Porto, pelo P.Porto e pela autarquia, o Parque Central da Asprela foi idealizado pelo arquiteto paisagista e professor da Faculdade de Ciências da U.Porto, Paulo Farinha Marques.

Entre os espaços que vão beneficiar do novo “pulmão verde” incluem-se seis das 14 faculdades da U.Porto (Desporto, Economia, Engenharia, Medicina, Medicina Dentária e Psicologia e Ciências da Educação), a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), o e-Learning Café da Asprela, a residência universitária de Paranhos ou o Pavilhão Luís Falcão.