FMDUP

“paranhoSorridente” é um projeto da FMDUP que promove boas práticas de saúde oral.

O programa “paranhoSorridente” da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), venceu a edição 2015 doPrémio Mexia de Almeida”, atribuído pela associação Mundo a Sorrir.

Entregue no passado dia 16 de maio na fundação António da Mota, no Porto, este galardão lançado pelo Centro de Estudos Mundo a Sorrir,  tem como objetivo reconhecer projetos que visam a componente social e comunitária das profissões de saúde, em particular da saúde oral, contribuindo para o incentivo da compreensão das questões socias e comunitárias  ligadas à saúde.

O projeto “paranhoSorridente” é um programa de Saúde Oral Comunitária direcionado às crianças do ensino público pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico da Freguesia de Paranhos. Organizada em parceria com a Junta de Freguesia de Paranhos, a iniciativa está em andamento desde outubro de 2008 e visa a deslocação das crianças às instalações da FMDUP para rastreio. Outra vertente do projeto passa realização de ações de promoção de saúde oral nas escolas integradas no projeto.

Entre os propósitos do programa, que já foi distinguido duas vezes por sociedades científicas europeias., incluem-se o diagnóstico de problemas de saúde oral, a indicação de necessidades de tratamento e ainda a promoção da saúde oral junto dos participantes. O grande objetivo passa por constituir um exemplo a seguir na área da saúde oral comunitária e na interdisciplinaridade da Medicina Dentária em Portugal.