Uma Volta ao Palco em 80 horas: o Teatro como espaço de aprendizagem é a proposta que, ao longo do primeiro semestre do ano letivo 2022/2023, vai levar os estudantes da Universidade do Porto ao Teatro Nacional de São João (TNSJ) Objetivo? Ajudá-los a compreender “por que razão o teatro é uma máquina para ver o mundo”, convida Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ.

Ao longo desta formação, integrada nas Novas unidades curriculares – Cultura, Arte e Património da U.Porto e creditada com 3ECTS, os 28 estudantes selecionados vão trabalhar com encenadores e atores, fazer a leitura de obras dramáticas e análise crítica de espetáculos.

Com início marcado para o dia 12 de outubro, as sessões vão decorrer todas as quartas-feiras, das 10h00 e 13h00 (ver programa curricular), e contarão com a presença de Maria Luísa Malato, professora da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e docente responsável pela unidade curricular.

No final da formação, previsto para 14 de dezembro, os estudantes deverão ser capazes, entre outras coisas, de “conhecer e reconhecer a importância do teatro como espaço de aprendizagem”, “elaborar um trabalho de criação ou interpretação” individualmente ou em equipa, ou “saber ler um texto (…) com as competências intelectuais e emotivas que permitam reconhecer e apreciar as suas várias interpretações e formas de ser dito”.

Os estudantes de licenciatura, mestrado integrado e mestrado da U.Porto interessados em frequentar a unidade curricular Volta ao Palco em 80 horas: o Teatro como espaço de aprendizagem (TNSJ) devem aproveitar a segunda fase de inscrições, que decorre de 20 de setembro a 7 de outubro de 2022.

Mais informações aqui.