“Entre as Ondas Negras”, da russa Anna Budanova, foi o filme vencedor do GRANDE PRÉMIO DO CINANIMA 2016.

Universidade do Porto associa-se, pelo quarto ano consecutivo, ao CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Durante quatro noites de outubro, sempre às 21h30, o Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto volta assim transformar-se numa sala de cinema com entrada livre e aberta a toda a população.

A primeira sessão do Pré-Festival CINANIMA 2017, agendada para dia 6 de outubro, será dedicada aos Premiados de 2016  e apresentará uma seleção de algumas das curtas-metragens vencedoras na última edição do CINANIMA.

Na sexta-feira seguinte, dia 13 de outubro, a sessão será dedicada à comemoração dos 10 anos do Estúdio de Animação da Academia de Belas Artes de Viena – Áustria.

Dia 20 de outubro, o CINANIMA traz à Reitoria da U.Porto filmes do CSC Animazione – Centro Experimental de Cinematografia da Piemonte- National School – Itália.

Para encerrar, no dia 27 de outubro será exibida uma seleção de filmes húngaros na sessão “Best of KAFF – Kecskmét Animation Film Festival- Hungria”.

Com esta iniciativa o CINANIMA pretende dar a conhecer a diversidade de técnicas utilizadas por diferentes países, e mesmo por diferentes produtoras do mesmo país.

O Pré Festival CINANIMA, enquadra-se num conjunto de parcerias que o Festival tem vindo a estabelecer com várias universidades. A U.Porto foi a primeira a receber as propostas do CINANIMA, em 2014, seguindo-se nos anos seguintes a UTAD-Universidade de Trás-os-Montes, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, e este ano a UBI-Universidade da Beira Interior e  a Universidade do Algarve.

A 41.ª edição do CINANIMA vai ter lugar de 6 a 13 de novembro próximo, em Espinho

Mais informações através do e-mail [email protected].