O workshop vai decorrer nas instalações do Media Innovation Lab da U.Porto, na Praça Coronel Pacheco (Baixa do Porto).

O Laboratório Argumentation Hub, parte integrante do Centro de Competências Media Innovation Labs (MIL), promove no dia 3 de maio o workshop ArgHumantation nas instalações do MIL (Praça Coronel Pacheco, 15). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

A argumentação é um tópico de investigação transversal a diversas áreas científicas, da Linguística às Ciências Sociais, tendo ganho especial destaque nas últimas décadas na Ciência da Computação. Neste workshop pretende-se fornecer uma perspetiva internacional da investigação em processos de argumentação e realçar a importância de competências argumentativas (enquadradas nas chamadas soft skills) na formação académica, assim como divulgar atividades de investigação em curso na U.Porto.

A abertura do workshop estará a cargo de Chris Reed, Professor de Ciência dos Computadores e Filosofia da Universidade de Dundee na Escócia, cuja investigação se foca na interdependência entre a teoria da argumentação e a inteligência artificial. Reed teve um papel instrumental no desenvolvimento do standard internacional Argument Interchange Format, um mecanismo representacional para a troca de recursos de argumentos entre grupos de investigação, ferramentas e domínios usando uma linguagem semanticamente rica.

Para além de várias apresentações de projetos e linhas de investigação em curso na U.Porto e no estrangeiro, o workshop conta ainda com um painel liderado pelo Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Inovação Pedagógica e Desporto, Professor Fernando Remião, para a discussão da importância das competências argumentativas na formação académica.

O MIL é o Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media, que tem como missão desenvolver a capacidade de atuação da Universidade no domínio dos media, nas vertentes de ensino, investigação e inovação, promovendo a colaboração interdisciplinar entre as estruturas existentes na Universidade e a articulação com parceiros externos. O MIL está organizado em unidades, designadas por Laboratórios, que permitem o foco em temáticas específicas e a colaboração entre membros da U.Porto, juntando competências, recursos, e projetos multidisciplinares.