Notícia atualizada às 14h00 de 20/09/2021

É a maior linha de água da cidade do Porto e acaba de ser repovoada com peixes autóctones da fauna portuguesa. O momento histórico aconteceu este sábado e pôde ser testemunhado pelos muitos que passaram pela Quinta do Rio, a convite da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

A Ribeira da Granja, que atravessa o município de Norte a Sul, tem vindo a ser alvo de intervenções de reabilitação por parte da empresa municipal Águas do Porto . Os investigadores e especialistas em habitats de água doce acharam por isso que era o momento para acolher uma população de ruivacos (Achondrostoma oligolepis), um pequeno peixe autóctone de Portugal.

Os ruivacos (Achondrostoma oligolepis) serão os primeiros “habitantes” da Ribeira da Granja, depois de várias décadas. (Foto: Mike Weber)

O momento histórico foi então assinalado este sábado num evento inserido no âmbito do programa preparatório da edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores.

Ao longo da tarde, o público pôde interagir com os investigadores, no que também se apresentou como um esforço de consolidação do papel dos cientistas na construção de uma sociedade mais verde, resiliente e inovadora.

(Foto: MHNC-UP)

Espera-se agora que este repovoamento do rio contribua para fomentar o restabelecimento do equilíbrio ecológico numa área junto à Escola Básica 2/3 do Viso, na freguesia de Ramalde que foi sendo sujeita a medidas de reabilitação ao longo dos anos, incluindo desentubamento, em 2011, e recuperação da envolvente, até 2017.

Deste projeto fazem parte investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO) e do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (CIMO), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal do Porto, e a empresa municipal Águas do Porto.