Gala do Desporto 2016, vencedores (destaque)

Em cima: Isaac Lopes (Revelação do Ano), Catarina Ribeiro (Modalidade Coletiva do Ano – Rugby 7 feminino), Jorge Castro (Atleta masculino do Ano), Francisca Villas Boas (Revelação do Ano), Jorge Costa (Modalidade Individual do Ano – Ténis de Mesa), Jorge Olímpio Bento (Mérito Excelência), Sebastião Feyo de Azevedo (Reitor da U.Porto), Filipa Martins, Cristina Corte-Real, Ricardo Cardoso (Técnico do Ano), Vânia Neves (Atleta feminino do Ano). Em baixo: Luís Gomes (Modalidade Individual do Ano – Ténis de Mesa), Vítor Monteiro (AEFADEUP), Miguel Medeiros (Instrutor do Ano), Daniel Freitas (Presidente da FAP), Nuno Dias (AEFEUP).

O recém-inaugurado Pavilhão Prof. Dr. Galvão Telles, no Estádio Universitário do Porto, transformou-se para receber a VIII Gala do Desporto da Universidade do Porto, um evento que, pelo oitavo ano consecutivo, serviu para homenagear aqueles que, ao longo do ano letivo 2015/2016, mais se destacaram no desporto universitário com as cores da Universidade.

Nos vencedores da grande noite do Desporto da U.Porto começam por se destacar os Atletas feminino e masculino do Ano. Vânia Neves, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), venceu o galardão pelas cinco medalhas de ouro conquistadas na Natação. Já Jorge Castro, estudante da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP), foi o Atleta do Ano pelas quatro medalhas de ouro nos CNU’s de Canoagem.

Entre os 10 premiados incluem-se ainda Miguel Medeiros, técnico do Programa UPFit de Natação (Instrutor do Ano), Francisca Villas-Boas, ginasta e estudante do ICBAS que conquistou nos CNU’s os títulos nacionais de Ginástica Artística, Saltos, Solo e Paralelas assimétricas (Revelação do Ano), Isaac Lopes, estudante da FEUP com vários títulos conquistados no Atletismo desde 2010 (Reconhecimento do Ano)  e Ricardo Cardoso, treinador da equipa de Remo da U.Porto (Técnico do Ano).

Filipa Martins foi uma das reconhecidas pela sua prestação nos Jogos Olímpicos.

A ginasta Filipa Martins foi reconhecida pela sua prestação nos Jogos Olímpicos 2016. (Foto: CDUP-UP)

No que toca às modalidades, o destaque foi para o Ténis de Mesa (Modalidade Individual do Ano) e o Rugby 7 feminino (Modalidade Coletiva do Ano). As equipas de Ténis de Mesa conquistaram em 2015/2016 todas as medalhas de ouro possíveis (equipas, individual e pares). Já a equipa de Rugby 7 feminino, além do título nacional, foi a única equipa medalhada nos EUSA Games 2016.

Destaque também para o galardão de Carreira Desportiva, este ano atribuído a Ana Torres, que concluiu este ano os seus estudos na FMDUP e destacou pelas suas conquistas na Universidade e pelo seu apoio ao desenvolvimento da modalidade de Ténis de Mesa ao longo dos últimos anos.

Por fim, houve ainda espaço para a entrega do prémio Mérito Excelência, destinado a uma personalidade que esteja ligada ou tenha passado pela U.Porto e que através do seu percurso profissional tenha contribuído para o desenvolvimento do Desporto Nacional e Universitário. ESte ano o galardão foi entregue a Jorge Olímpio Bento, professor jubilado e antigo diretor da FADEUP. Recorde-se que este galardão existe há quatro anos, tendo já sido distinguidos o Nélson Puga, Pedro Sarmento, Carlos Magalhães, Manuel Janeira e Fernando Parente.

Fernando Remião, pró-reitor da Inovação Pedagógica e Desporto

Fernando Remião, pró-reitor da Inovação Pedagógica e Desporto, lembrou “a importância do desporto no desempenho académico”.

Na “ressaca” de um ano histórico, marcado pela conquista de 229 medalhas e pela participação de quase 500 estudantes/atletas nos Campeonatos Nacionais Universitário (CNU), o Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião, destacou “a importância do desporto no desempenho académico”. Perante uma plateia onde se contavam várias personalidades do desporto nacional e da instituição, o anfitrião da festa aproveitou ainda para anunciar “brevemente teremos um novo estatuto estudante-atleta”.

Durante a Gala do Desporto houve ainda espaço para três homenagens. A primeira teve como alvo as estudantes e professora da U.Porto que estiveram presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Filipa Martins, a treinadora Cristina Corte-Real e Vânia Neves. Seguidamente, foram atribuídas menções honrosas aos primeiros lugares do Concurso Troféu da Gala do Desporto 2016. E por último, as Associações de Estudantes medalhadas nos CNU’s de 2015/2016.

No final da cerimónia foram recordadas as últimas organizações internacionais da Universidade do Porto e anunciado o vídeo de apresentação do Europeu Universitário de Futebol 2017, coorganizado pela Federação Académica do Porto. do Politécnico do Porto e Universidade do Porto.

As equipas da U.Porto voltam à competição neste ano letivo em mais de 40 modalidades.