FEUP reúne principais representantes das plataformas europeia e nacional da construção para debate sobre o setor.

No dia 11 de maio, às 15h30, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) promove uma palestra/debate sobre os desafios, questões emergentes e oportunidades no setor da Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Estruturas e Construções, com a participação dos principais representantes das plataformas europeia e nacional da construção. Destaque para a presença de Alain Zarli, o novo secretário geral da plataforma europeia da construção.

Trata-se de uma sessão promovida pelo Instituto de I&D em Estruturas e Construção da FEUP – CONSTRUCT – e integrada no CONSTRUCT DAY 2017, que constitui uma oportunidade única para debater o futuro da investigação em Estruturas e Construções com os principais players e entidades responsáveis por financiamento à investigação, nos planos europeu, nacional e regional. Uma excelente oportunidade também de mostrar todo o trabalho que a Faculdade de Engenharia tem vindo a desenvolver nesta área.

Formalmente criado em janeiro de 2015, resultado de uma conveniente consolidação e agregação de grupos ativos ao longo dos últimos 25 anos na FEUP, o CONSTRUCT reúne 6 Grupos de Investigação do Departamento de Engenharia Civil da FEUP (LABEST, LESE, VIBEST, GEO, LFC e GEQUALTEC). Apesar de recente, o CONSTRUCT foi uma das poucas unidades de I&D classificadas a nível nacional pela FCT como Excecional (nível máximo acima de Excelente), na sequência do processo de avaliação nacional das unidades de I&D por painéis internacionais. A atividade do CONSTRUCT desenvolve-se ao longo de 7 linhas temáticas: (1) Segurança, análise de risco e mitigação, (2) Novos materiais na construção. Reciclagem e valorização, (3) Monitorização da condição estrutural de infraestruturas de transporte e produção de energia, (4) Infraestruturas ferroviárias, (5) Diagnóstico e reabilitação de património histórico e construído, (6) Eficiência energética, conforto e humidade em edifícios e (7) Gestão da construção, manutenção e análise do ciclo de vida.

O início da sessão referida está previsto para as 15h30, no Auditório da Faculdade de Engenharia e esta contará com uma palestra do novo secretário geral da Plataforma Europeia da Construção (ECTP), Alain Zarli, assim como com um debate onde participarão Rita Moura, dirigente da Plataforma Nacional da Construção, Sofia Azevedo, na qualidade de representante da entidade ligada ao financiamento europeu (GPPQ/FCT), José Carlos Caldeira, Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), Paulo Santos, da CCDR-N e Álvaro Cunha, Coordenador Científico do CONSTRUCT, sendo este debate moderado por Pedro Coelho, do Gabinete H2020 da FEUP.

A sessão é aberta a todos os interessados, mediante inscrição através do e-mail [email protected].