Carlos Fiolhais junta-se à Orquestra Metropolitana de Lisboa em mais um concerto-conferência do ciclo “Música e Ciência”. promovido pelo MCTES. (Foto: Diário de Viseu)

Qual a relação entre uma sinfonia composta pelo alemão Carl Philipp Bach, em 1741, e o desenvolvimento de ciências como a mecânica e a química? O que é que a sinfonia n.º 64 do austríaco Franz Joseph Haydn, composta em 1773, nos “conta” sobre a revolução científica vivida na época? É disto, e muito mais, que se vai falar – e tocar – no próximo dia 24 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, palco de mais uma sessão do ciclo “Música e Ciência” promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

“Mudam-se os tempos” será o mote para  um concerto-conferência que se propõe então a refletir a ligação histórica entre a música e a ciência. Para tal,  a “casa mãe” da U.Porto recebe dois convidados ilustres. A representar a Ciência estará o físico Carlos Fiolhais, professor da Universidade de Coimbra e um dos mais conhecidos comunicadores de Ciência em Portugal. Já a música estará a cargo da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML).

O programa inclui a atuação da OML, que, sob a direção do maestro Marcos Magalhães, vai interpretar a sinfonia em Sol Maior, WQ 173, de Carl Philipp Bach (1714-1788) e a sinfonia n.º 64 – Tempora mutantur – de Franz Joseph Haydn (1732-1809), compostas em 1741 e 1773, respetivamente . Duas obras separadas por 30 anos no tempo e por muitas mais conquistas científicas, como dará conta Carlos Fiolhais na conferência que antecede o concerto.

Promovido em parceria com a instituição cultural AMEC| Metropolitana, este evento chega ao Porto depois de passar por várias instituições de ensino superior nacionais. Com ele traz também o EXARP, um movimento lançado no início deste ano etivo, pelo MCTES, com o objetivo de destacar iniciativas exemplares de integração de novos estudantes nas instituições de ensino superior.

O evento tem início às 17h30 e á aberto ao público. A entrada é livre, mas limitada à lotação da sala.