O OUP regressa ao Lefkas International Folklore Festival seis anos depois de ter participado na 50.ª edição do evento. (Foto: Ana Sofia Ribeiro)

A Grécia será o destino deste ano da tradicional Digressão Artístico-Cultural de Verão do Orfeão Universitário do Porto (OUP). Com paragens em Lefkas e em Atenas, este “tour helénico” realiza-se de 15 a 28 de agosto e tem como ponto alto a participação do OUP  na 56.ª edição do Lefkas International Folklore Festival, um dos mais famosos e conceituados festivais internacionais de folclore, realizado na ilha de Lefkada.

À semelhança das digressões de Verão que o OUP realiza desde a sua fundação, em 1912, esta passagem pela Grécia tem como propósito levar além-fronteiras a grande riqueza musical e etnográfica da cultura portuguesa. Por outro lado, “reforça a missão do Orfeão como verdadeiro embaixador cultural da Universidade do Porto, elevando o nome da academia, da cidade e do país além-fronteiras”, refere André Lello, Presidente do OUP.

No reportório que o OUP vai levar aos palcos gregos incluem-se as danças da região do Douro e da Madeira, o coro popular, as cantares das Beiras, o cante alentejano e os fados de Lisboa e de Coimbra. Tradições que prometem representar Portugal ao mais alto nível no Lefkas International Folklore Festival, (19 a 26 de agosto) um evento que vai reunir grupos  culturais de todo o mundo. Neste regresso ao festival, onde já participou em 2012, os jovens orfeonistas portuenses terão a companhia de artistas da Argentina, Arménia, Bulgária, Geórgia, Guatemala, Espanha, Indonésia, Colômbia, Sérvia, Taiwan e Grécia.

A Digressão de Verão do OUP à Grécia conta com os apoios da Reitoria da Universidade do Porto e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Sobre o OUP

Grupo de Pauliteiros de Miranda do OUP. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O Orfeão Universitário do Porto é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1912, composta por estudantes da U.Porto dedicados à prossecução de valores musicais, culturais, académicos e beneméritos que, ao longo da sua história centenária lhe mereceram, entre outros, o reconhecimento da Cidade do Porto com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico e da República Portuguesa com as Comendas da Ordem da Instrução Pública e da Ordem da Benemerência.

Desenvolvida atualmente por cerca de uma centena de universitários, a oferta artística do OUP inclui um Coro Clássico e um Coro Popular, grupos de Danças Tradicionais, Cantares de Maçadeiras, Cante Alenejano, Pauliteiras de Miranda, Pauliteiros de Miranda, Fados, Jograis, a Tuna Feminina do OUP (TUNAF) e a Tuna Universitária do Porto (TUP).