Entre 28 de agosto e 9 de setembro, o Orfeão Universitário do Porto leva a música portuguesa a São Paulo e Rio de Janeiro. (Foto: OUP)

Partem de malas e bagagens para o Brasil e consigo levam a música portuguesa. Entre 28 de agosto e 10 de setembro, a tradicional digressão artístico-cultural de Verão do Orfeão Universitário do Porto (OUP) vai, este ano, até ao “país-irmão”, com atuações agendadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Depois de 1965, 1991, 1995 e 2008, esta será a quinta visita do OUP ao Brasil. Acompanhados pelo regente artístico, Maestro António Sérgio Ferreira, o Orfeão tem previstas oito apresentações em casas de associações portuguesas instaladas no Brasil. Em cada uma das atuações, os jovens universitários vão apresentar desde o canto coral clássico, às danças da região do Douro e dos Açores, coro popular, danças de Pauliteiros e de Pauliteiras de Miranda do Douro, cantares femininos das Beiras, cante alentejano e, os conhecidos fados de Lisboa e de Coimbra e ainda a Tuna Universitária do Porto.

A digressão ao Brasil começa tem a primeira paragem no Rio de Janeiro. A primeira atuação realiza-se a 31 de agosto, domingo, na Casa da Vila da Feira, seguindo, no dia 1 de setembro, segunda-feira, para a Casa do Distrito de Viseu. A 3 de setembro, quarta-feira, o Orfeão Universitário do Porto estará na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e contará com uma receção oficial no Consulado-Geral de Portugal.

As atuações no Rio de Janeiro seguem nos dias 5 e 7 de setembro, no Arouca Barra Clube e Casa do Minho, respetivamente. A 9 de setembro, segunda-feira, o OUP apresenta-se na Casa de Portugal de São Paulo.

Sobre o OUP

Orfeão Universitário do Porto é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1912, composta por estudantes da U.Porto dedicados à prossecução de valores musicais, culturais, académicos e beneméritos que, ao longo da sua história centenária lhe mereceram, entre outros, o reconhecimento da Cidade do Porto com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico e da República Portuguesa com as Comendas da Ordem da Instrução Pública e da Ordem da Benemerência.

Desenvolvida atualmente por cerca de uma centena de universitários, a oferta artística do OUP inclui um Coro Clássico e um Coro Popular, grupos de Danças Tradicionais, Cantares de Maçadeiras, Cante Alenejano, Pauliteiras de Miranda, Pauliteiros de Miranda, Fados, Jograis, a Tuna Feminina do OUP (TUNAF) e a Tuna Universitária do Porto (TUP).