É o espetáculo musical mais antigo (em continuidade) de Portugal e apresenta-se, este ano, com um “condimento” especial. É já no próximo dia 15 de maio que o Teatro Sá da Bandeira recebe, a partir das 16h00, o 79.º Sarau Anual do Orfeão Universitário do Porto, integrado no calendário comemorações do 110.º aniversário do OUP.

O Sarau Anual é um espetáculo onde o OUP apresenta à cidade e à Academia toda a variedade artística cultivada no seio dos seus  grupos artísticos, que corporizam em palco a enorme riqueza musical e etnográfica portuguesas.

Ao palco do Sá da Bandeira subirão então os onze grupos artísticos do OUP (Coro Clássico e Popular, Danças e Cantares Etnográficos , Cante Alentejano, Cantares de Maçadeiras, Fado Académico, Fados de Lisboa, JograisPauliteiras de MirandaPauliteiros de Miranda, a Tuna Feminina do OUP e a Tuna Universitária do Porto), assim como alguns Antigos Orfeonistas.

Este espetáculo é uma homenagem “à história do Orfeão”, assim como à “cultura portuguesa, permitindo a difusão de valores e tradições do nosso país. Todos os grupos artísticos irão mostrar o que de melhor se faz no OUP, que se distingue pela sua diversidade, num espetáculo de riqueza única que cruza música coral clássica e popular, fados, tunas e danças e cantares etnográficos”, perspetiva Inês Costa, Presidente do OUP.

“O Sarau Anual do OUP apresenta uma oportunidade de expor os jovens estudantes e toda a cidade do Porto a uma rica e variada divulgação da cultura portuguesa”, acrescenta a responsável.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos na sede do Orfeão (Rua dos Bragas) ou através do site da BOL. A reserva de bilhetes pode também ser realizada na sede do Orfeão (Rua dos Bragas) ou, por e-mail, para [email protected].

Um ano de festa

O Sarau de 15 de maio é um dois pontos altos altos do programa de comemorações dos 110 anos do OUP, que irão prolongar-se até final e para além de 2022.

Dois meses após o espetáculo que assinalou a “abertura oficial” das celebrações, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, a festa regressa à “casa mãe” da Universidade no dia 2 de junho, para a realização de um Encontro Etnográfico.

Para além do espetáculo etnográfico, das atuações dos grupos do OUP ((Danças e Cantares Etnográficos, Cante Alentejano e Cantares de Maçadeiras e Pauliteiros de Miranda) e dos grupos etnográficos universitários convidados, serão desenvolvidos workshops e outras atividades paralelas. Inês Costa afirma que este encontro irá “demonstrar diferentes áreas culturais”, fortalecendo, em simultâneo, as “ligações entre grupos etnográficos universitários nacionais e internacionais”.

A 17 de setembro, vai realizar-se uma Seranata Intergeracional, também no edifício da Reitoria, à qual se irão juntar “várias gerações de orfeonistas num momento tradicionalmente académico e orfeónico. Este momento terá como objetivo a partilha e celebração do fado e espírito académico”.

Já para o ano de 2023, estão já programados dois eventos de encerramento das celebrações: a Exposição dos 110 anos e o Sarau de Encerramento.