Filipe Rosas Coutinho com o doccente Jorge Lino (foto: D.R.)

Filipe Rosas Coutinho é antigo estudante de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e foi distinguido, no passado dia 8 de novembro, com o Prémio ‘Ordem dos Engenheiros’, que visa distinguir as melhores teses sobre Ciência e Engenharia de Materiais de estudantes finalistas do 2.º ciclo de cursos das áreas de Ciências e Engenharia.

Intitulada “Study and Development of a Metal Additive Manufacturing System”, a tese de mestrado (2015/16) do antigo estudante da FEUP, considerada a melhor tese do concurso da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) 2017 – Prémio Ordem dos Engenheiros – , foi realizada em ambiente industrial na empresa Adira, e contou com a orientação do docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) Jorge Lino e do alumnus FEUP e atual Chief Technology Officer da empresa onde foi desenvolvida a tese, Tiago Faro.

A tese de Filipe Coutinho havia já sido reconhecida a nível académico, uma vez que recebeu a classificação de 19 valores na altura da sua defesa final perante o júri. Decorrente do seu excelente trabalho, o graduado da Faculdade de Engenharia conquistou um estágio profissional também na Adira, onde colaborou no desenvolvimento de uma inovadora impressora 3D de metais cuja tecnologia utilizada está, inclusivamente, em processo de ser patenteada pela empresa.

No âmbito da atribuição do prémio Ordem dos Engenheiros, também João Tomás Afonso, antigo estudante de Matelurgia e Materiais da FEUP, conquistou uma menção honrosa com o trabalho “QUALITY CONTROL IN ADDITIVE MANUFACTURING – CAPACITY ASSESSMENT OF NON-TOUCHING METHODS”.

Promovido pela Ordem dos Engenheiros, o prémio consistiu, além do prestígio a nível nacional, num reconhecimento pecuniário de 500 euros. Durante a cerimónia foi ainda distinguida  – com o Prémio SPM – a melhor tese de mestrado na área de Materiais, da autoria de Beatriz Jorge Coelho, da Universidade Nova de Lisboa. Este prémio atribuiu também duas menções honrosas, uma das quais a uma alumna FEUP, especificamente de Metalúrgica e de Materiais Tatiana Cristina da Silva Padrão,  com o trabalho “Produção e caraterização de um biocompósito de nanohidroxiapaite e colagénio para a regeneração óssea e libertação controlada de um antibiótico”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Materiais, iniciativa organizada pela SPM. Para mais informações sobre a iniciativa, aceder aqui.